Bancos renegociaram mais de 30 milhões em dívidas desde 2020, segundo a Febraban
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2023/R/M/Iskl6bSXeUoVfTiVb02g/dinheiro-caixa-marcello-casal-jr-abr-web.jpg?ssl=1)
Desde o início da pandemia, em 2020, o sistema bancário brasiliano já renegociou mais de 32,9 milhões de contratos de dívidas negativadas de consumidores, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Unicamente no “Mutirão de Negociação e Orientação Financeira”, promovido pela entidade em parceria com o Banco Mediano, a Secretaria Pátrio do Consumidor (Senacon) e os Procons, entre 1º e 31 de março de 2025, foram renegociados mais de 1,4 milhão de contratos. Os principais produtos renegociados foram cartão de crédito, empréstimos em universal e cheque privativo.
O mutirão acontece anualmente em março e novembro desde 2019. Durante a campanha, os bancos oferecem condições especiais, porquê parcelamento, descontos no valor da dívida e taxas de juros reduzidas para refinanciamento.
Além do mutirão, outras iniciativas, porquê o Desenrola Brasil, também contribuíram para esse volume renegociado. Na período 2 do Desenrola Brasil, voltada às dívidas bancárias, os bancos renegociaram 3,6 milhões de contratos, totalizando R$ 6,5 bilhões em volume financeiro. Ao todo, 2,7 milhões de consumidores participaram da campanha, realizada entre setembro de 2023 e maio de 2024.
“A renegociação de dívidas é fundamental para que o consumidor possa retomar o controle sobre sua vida financeira, evitando o agravamento da situação e o superendividamento. Outrossim, a renegociação contribui para a firmeza do mercado, ao reduzir a inadimplência e possibilitar o retorno do consumidor ao mercado”, diz, em nota, Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban.
A Febraban também destaca que os mutirões têm foco em instrução financeira, com orientações sobre porquê organizar o orçamento doméstico e evitar a inadimplência. A federação mantém a plataforma gratuita “Meu Bolso em Dia”, que oferece cursos, vídeos e programas de recompensas para estimular o engajamento do consumidor.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2023/R/M/Iskl6bSXeUoVfTiVb02g/dinheiro-caixa-marcello-casal-jr-abr-web.jpg)
Publicar comentário