×

Sem verba, brasílico viaja menos do que em 2019, aponta levantamento

Sem verba, brasílico viaja menos do que em 2019, aponta levantamento

Sem verba, brasílico viaja menos do que em 2019, aponta levantamento

Sem verba, brasílico viaja menos do que em 2019, aponta levantamento

O brasílico tem viajado menos e a razão para isso é o aperto no orçamento doméstico, segundo a pesquisa Brand Tracking da FlixBus 2025. De negócio com o levantamento, 52% dos viajantes afirmaram que diminuíram a frequência das viagens por motivo da disponibilidade financeira.

O número é superior aos 49% de uma outra pesquisa, também da FlixBus, divulgada em fevereiro deste ano, que apontou que, entre os brasileiros que reduziram suas viagens, a falta de verba foi o principal motivo para reduzir as viagens.

No atual levantamento, comparando com o período pré-pandemia, até 2019, 23% dos brasileiros apontaram que viajam muito menos e 22% viajam menos do que antes.

Segundo o Anuário ANTT, feito pela Dependência Pátrio de Transportes Terrestres, houve uma queda de quase 6% na demanda de passageiros no transporte regular em 2024 (40,7 milhões), comparado a 2023 (43,2 milhões).

A pesquisa da FlixBus também apontou que 12% dos entrevistados tiveram mudanças nas exigências de trabalho ou estudo que afetaram a frequência das viagens.

Essas mudanças têm moldado o próprio comportamento de viagem: 32% dos respondentes dizem ter mudado seus hábitos de viagem uma vez que, por exemplo, passaram a fazer viagens para destinos mais próximos.

Neste cenário, quando perguntados sobre os motivos que impactam na escolha de uma viação para suas viagens, os dados indicam que o preço é o principal fator, com 65%, seguido de conforto de assentos, com 52%.

A pesquisa também apontou que visitar amigos e familiares é o principal motivo das viagens no Brasil, com 60% das intenções de deslocamento. Na sequência as férias (58%), viagens curtas de termo de semana uma vez que “short trips” (40%) e a viagens a negócios (29%).

gettyimages-1318682496 Sem verba, brasílico viaja menos do que em 2019, aponta levantamento
— Foto: Getty Images

source

Publicar comentário