Guerra de benefícios: bancos e fintechs acirram disputa por clientes com novo (macróbio) IOF
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A disputa em torno da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas operações continua movimentando os mercados, com bancos e fintechs iniciando uma corrida de ofertas para atrair e reter clientes que possuem cartões de crédito. O foco é oferecer melhores condições para que esse consumidor utilize esse método porquê pagamento lá fora, nas compras internacionais.
Atualmente, a alíquota do IOF para transações com cartões de crédito no exterior está fixada em 3,38%. O valor havia sido ressaltado para 3,50%, mas com a derrubada dos decretos do governo, volta a valer a tábua antiga.
Com a alíquota voltando ao patamar anterior, mas com o tema ainda em subida, as instituições aproveitam o momento para conseguir fidelizar os clientes, seja com cashback do IOF ou com ofertas de pontos extras. As promoções possuem prazos e limites diversos, mas o intuito é um só: vencer a guerra de benefícios.
Fabrício Winter, consultor e sócio da Fábrica de Fintechs, empresa especializada no mercado de cartões, avalia que estas promoções podem valer a pena, mas o consumidor precisa fazer conta — o que nem sempre é simples.
“Hoje o cartão de crédito paga IOF de 3,38 % e costuma marchetar um spread cambial de até 5 a 6%. Em uma conta global, o IOF cai para 1,1 % e o spread pode permanecer perto de 1 %, algumas vezes até menos. Campanhas que devolvem o IOF ou dobram milhas começam a fechar a conta, mas ainda dependem do limite de bônus, do valor que o cliente atribui a cada ponto (definido pelo que ele procura resgatar no horizonte) e do spread real do cartão”, comenta ele.
O sigilo, diz o técnico, é confrontar o dispêndio totalidade, ler atentamente o regulamento (cadastro, data de crédito, teto de bônus) e lembrar que no cartão o dólar só é fixado no dia da fatura, deixando o consumidor exposto à variação cambial.
“Para quem já está habituado a apinhar milhas e paga a fatura integralmente, pode ser uma oportunidade. Já para quem procura o menor dispêndio, a conta global ainda costuma lucrar”.
Para os que integram o primeiro grupo, o Valor Investe elencou promoções que estão disponíveis nessa “guerra de benefícios”. Confira:
Neste rali, o banco Bradesco anunciou o estorno do valor do IOF para o cliente que optar pelo parcelamento da compra internacional no App do Banco. Nascente consumidor receberá o reembolso integral da taxa e contará com uma redução da taxa da operação, a partir de 0,99% ao mês. Segundo o Bradesco, a reembolso Integral do IOF, em seguida o parcelamento da compra internacional pelo App, é realizada de forma automática.
Outrossim, para fomentar o uso do cartão lá fora, o banco também lançou uma ação promocional vigente até 31 de agosto onde o cliente poderá receber pontos em duplo no programa de fidelidade Livelo quando utilizar o cartão de crédito para compras realizadas no exterior. Para ter recta, é preciso ter um cartão de crédito elegíveil e cadastrados no programa Livelo.
Já a partir do dia 10 de julho até também 31 de agosto, clientes do banco BV que utilizarem o cartão de crédito da instituição em compras internacionais (em qualquer moeda estrangeira) poderão receber de volta o IOF. O cashback é restringido até R$200 por cliente e não é restrito a compras feitas em viagens internacionais — também são elegíveis compras online feitas em moeda estrangeira.
Para participar, o cliente precisa, além de utilizar qualquer cartão de crédito do banco em uma compra internacional, estar com o cartão em dia e admitir os termos da campanha. O aceite deverá ser feito até o dia 14 de julho e o crédito do cashback será feito em fatura no dia 30 de setembro.
No Itaú, clientes de determinados cartões receberão pontos em duplo nas compras internacionais durante todo o mês de julho. A campanha vale para as transações realizadas no exterior ou em sites internacionais entre os até o término deste mês.
Para participar, basta se cadastrar durante o período de vigência pelo aplicativo do Itaú. Independentemente do dia do cadastro, todas as compras em moeda estrangeira realizadas no período de vigência da campanha, desde o dia 1 de julho, serão contempladas pela pontuação em duplo. A ação é válida para os cartões:
- Itaú Private The One
- Itaú Personnalité The One
- Itaú Personnalité Mastercard Black
- Itaú Personnalité Visa Infinite
- Itaú Uniclass Visa Infinite
- Itaú Uniclass Mastercard Black
- Itaú Uniclass Mastercard Black Cashback
- LATAM Pass Itaú Visa Infinite
- LATAM Pass Itaú Mastercard Black
- LATAM Pass Itaú Mastercard Platinum
- LATAM Pass Itaú Visa Platinum
- Azul Itaú Mastercard Skyline
- Azul Itaú Visa Infinite
- Azul Itaú Mastercard Platinum
- Azul Itaú Visa Platinum
O banco do dedo Picpay também entrou no rali de ofertas: os clientes com cartão black recebem 4% de cashback em compras internacionais até o término do mês de julho. As condições são válidas tanto para clientes antigos quanto para aqueles que fizerem upgrade de categoria ou contratarem o cartão durante o período.
Para receber o cashback, basta usar o cartão e remunerar a fatura até o vencimento. O valor ficará disponível para resgate na fatura em desobstruído em até 5 dias úteis.
Nesta campanha, o cartão também conta com isenção de anuidade durante um ano para novos clientes. Posteriormente um período promocional inicial, a isenção pode ser mantida ao atender pelo menos um dos seguintes critérios:
- Gasto mínimo mensal de R$ 5 milénio na fatura do cartão de crédito;
- Investimentos de R$ 50 milénio no PicPay.
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