Pix terá botão de objecção
O Pix continua evoluindo para manter seus processos de segurança em dia. A novidade, agora, é o chamado “botão de objecção", formalmente chamado de autoatendimento do Mecanismo Próprio de Reembolso (MED), que poderá ser acionado – por meio do aplicativo da instituição financeira com a qual o usuário do serviço tenha relacionamento – nos casos de fraude, golpe e coerção. O botão estará à disposição dos usuários do Pix a partir de amanhã (01/10).
O Director Coadunado do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do Banco Médio (BC), Breno Lobo, explicou que o objetivo é facilitar a objecção de uma transação Pix, que passará a ser feita de forma totalmente do dedo, sem a premência de interação humana, e aumentar a velocidade de bloqueio de recursos na conta do golpista, o que aumenta a chance de reembolso dos valores.
"Ao impugnar a transação, a informação é instantaneamente repassada para o banco do golpista, que deverá bloquear os recursos em sua conta, caso existam. Valores parciais podem ser bloqueados também. Depois do bloqueio, ambos os bancos têm até sete dias para estudar a objecção. Caso concordem que se trata realmente de um golpe, a reembolso é efetuada diretamente para a conta da vítima. O prazo para essa reembolso é de até onze dias em seguida a objecção", disse Breno Lobo, Director Coadunado do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do BC.
Ele ressalta que o “botão de objecção" não se aplica a casos de desacordos comerciais, contrição e erros no envio do Pix (porquê digitação errada de chave) ou que envolvam terceiros de boa-fé, por exemplo. Ele é específico para fraude, golpe e coerção.
Aprimoramento
A geração do “botão de objecção" é uma das ações que o Banco Médio tem tomado nos últimos meses no que diz reverência ao aprimoramento do MED do Pix, que permite a reembolso de recursos para as vítimas de fraudes, golpes ou coerção no contexto do conspiração de pagamento momentâneo criado pelo BC. Saiba mais cá .
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