×

B3 exclui ações da Ambipar (AMBP3) de todos os índices da bolsa

B3 exclui ações da Ambipar (AMBP3) de todos os índices da bolsa

B3 exclui ações da Ambipar (AMBP3) de todos os índices da bolsa

B3 exclui ações da Ambipar (AMBP3) de todos os índices da bolsa

A bolsa brasileira, a B3, informou nesta quinta-feira (9) a exclusão das ações da Ambipar (AMBP3) de todos os seus índices.

Os papéis deixarão de fazer segmento das carteiras dos índices IBRA, IDVR, IGCT, IGCX, IGNM, ISEE, ITAG, MLCX e UTIL ao preço de fechamento do próximo dia 15. Com a saída dos índices, a participação da companhia será redistribuida proporcionalmente aos demais ativos integrantes das carteiras, e será efetuado o ajuste no redutor desses indices.

Segundo a nota da B3, a decisão ocorre em função de episódios recentes envolvendo a governança da Ambipar, que foram divulgados pela companhia por meio de Fatos Relevantes.

“A medida adotada baseia-se no dispositivo 3.3 do Manual de Definições e Procedimentos dos Indices, que prevê a possibilidade de exclusão de ativos visando prometer a perenidade, a replicabilidade, a representatividade e a integridade dos indices”, diz a B3.

Outrossim, a empresa não tera renovada a certificacao de B3 Ações verdes, metodologia de avaliação que prevê que, caso a companhia, seus diretores ou administradores tenham sua imagem associada a eventos ou incidentes relacionados a aspectos Ambientais, Sociais e de Governanca Corporativa (ASG) que suscitem risco de imagem, a titulacao pode não ser concedida ou retirada.

Entenda o que está acontecendo com a empresa

As ações da Ambipar já tombaram, somente levante ano, 93,23% até 13h40, segundo dados do Valor Pro, serviço de tempo real do Valor Econômico. A sequência de quedas aontece em meio a um imbróglio sobre o porvir da companhia.

Há duas semanas, a escritório de classificação de risco S&P Global Ratings cortou a nota de crédito global da Ambipar (AMBP3) de “BB-” para “D”, depois a liminar que a companhia obteve na Justiça para protegê-la de execuções dos seus credores.

Nesta semana, o objecto em subida foram os Certificados de Operações Estruturadas (COEs) da companhia em instituições financeiras, e um provável pedido de recuperação judicial, previsto para as próximas semanas.

Nos COEs de crédito, a rentabilidade está ligada ao risco de crédito de uma empresa ou país específico. Se o emissor do título remunerar tudo que deve, o retorno do COE é superior às taxas de mercado para investimentos semelhantes. Mas se o emissor enfrentar problemas financeiros, der um calote, ou mesmo atrasar o pagamento intermediário de uma parcela da dívida, o investidor pode perder segmento ou até mesmo todo (isso mesmo, 100%) o valor investido. Que foi o que aconteceu esta semana, segundo relatos de investidores no site Reclame Cá.

Outrossim, segundo a escritório Bloomberg, a empresa está trabalhando com assessores para preparar um pedido de recuperação judicial que pode suceder já na próxima semana.

captura-de-tela-2021-05-25-as-16.54.17 B3 exclui ações da Ambipar (AMBP3) de todos os índices da bolsa
Ambipar — Foto: Reprodução

source

Publicar comentário