Não é só pelo limite extra: veja os motivos que levam os brasileiros a ter mais de um cartão de crédito
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Enquanto para alguns ele é sabido porquê um vilão, para outros, o cartão de crédito segue sendo um xodó e a escolha recorrente entre os brasileiros na hora de realizar pagamentos, ficando detrás unicamente do Pix, segundo um levantamento da Serasa em parceria com o instituto Opinion Box divulgado nesta quinta-feira (16).
A pesquisa apontou que a maioria dos brasileiros (65%) possui mais de um cartão na carteira e os motivos para isso são vários e vão além da procura por limite extra.
A maior secção dos entrevistados (44%) afirmou ter entre dois e três cartões de crédito, enquanto 39,6% utilizam múltiplos cartões para somar limites e ter mais flexibilidade nas compras do dia a dia.
Mas, em um rali cada vez mais competitivo entre os bancos e fintechs que oferecem o resultado, outros motivos ganham espaço. Segundo o levantamento, 34,1% apontam os diferentes benefícios porquê motivo para aglomerar mais de um cartão.
Entre os respondentes, 20,2% optam por ter mais de um cartão para conseguir ter cartões de mais de uma bandeira — o que amplia o leque de benefícios. Já 15,7% aproveitam para utilizar promoções e ofertas específicas. Veja o ranking dos motivos aquém:
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O levantamento, porém, também mostra o outro lado da moeda: 43% dos entrevistados já se endividaram por ter mais de um cartão, mostrando que o uso do crédito ainda requer atenção e planejamento financeiro.
“O cartão de crédito é uma utensílio importante de chegada ao consumo e organização financeira, desde que usado com responsabilidade. A heterogeneidade de meios de pagamento amplia as possibilidades do consumidor, mas reforça a urgência de entender seu próprio perfil e planejar os gastos”, diz Camila Martins, técnico do Serasa Crédito.
De pacto com o levantamento, na hora de escolher porquê remunerar, o principal fator citado é a praticidade (53,1%), seguido pelas condições de parcelamento (37,8%), descontos oferecidos (30,8%) e segurança percebida (30,5%).
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