Programas de fidelidade caem no paladar dos brasileiros e já influenciam decisão de compra, diz pesquisa
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A maioria dos brasileiros (88,3%) já utiliza programas de fidelidade, e quase todos (82,4%) conseguiram resgatar um ou mais benefícios relevantes no último ano, é o que aponta a Pesquisa Quadro da Fidelização no Brasil, da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), em parceria com a Valuenet.
Entre os itens mais resgatados estão descontos, indicado por 59,5% dos entrevistados, o cashback (53,3%), e as passagens aéreas, com 26,5%.
Essa oferta variada de programas e alternativas de acúmulo e resgate já influencia no comportamento de compra de 84,8% dos consumidores, que apontaram preferir comprar de marcas que oferecem programas de fidelidade ou benefícios. Quando questionados sobre o porquê participam, a maior secção (51,6%) afirma que é a possibilidade de receber benefícios por compras que já faria de qualquer forma; além da oportunidade de poupar ou fazer o moeda render mais (40%).
Para Paulo Curro, diretor executivo da ABEMF, os programas estão cada vez mais diversos e, por levante motivo, ganham relevância no dia a dia do consumidor.
Entre as preferências dos entrevistados, os programas de coalizão, que reúnem diferentes marcas em um mesmo ecossistema de fidelização, são os preferidos, com 61,4% dos entrevistados participando desse tipo de programa, segundo a pesquisa. Na sequência, os programas de companhias aéreas, com 48,6%; postos de combustíveis, por 34,9%, instituições financeiras e supermercados, com 33,9% e 30,4% respectivamente.
“É importante lembrar que essa expansão do mercado possibilita que o consumidor participe de várias iniciativas ao mesmo tempo, aproveitando as vantagens em diferentes momentos de sua jornada de consumo e ampliando os benefícios recebidos”, explica Curro.
Quando questionados sobre quais funcionalidades tecnológicas baseadas em Perceptibilidade Sintético (IA) chamariam sua atenção em um programa de fidelidade, 42,5% responderam que seriam as recompensas personalizadas, seguidas de ofertas baseadas em geolocalização (20,7%).
Para a pesquisa, foram ouvidas 2.313 pessoas entre os dias 6 de junho a 8 de julho de 2025. Participaram homens e mulheres supra de 18 anos, de todas as regiões do país e classes sociais.
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