×

Ranking do Banco Meão mostra os bancos com mais reclamações no trimestre; veja quais são

Ranking do Banco Meão mostra os bancos com mais reclamações no trimestre; veja quais são

Ranking do Banco Meão mostra os bancos com mais reclamações no trimestre; veja quais são

Ranking do Banco Meão mostra os bancos com mais reclamações no trimestre; veja quais são

O Banco Meão divulgou nesta quinta-feira (23) o ranking de bancos, financeiras e instituições de pagamento (IPs) com maior índice de reclamações procedentes no terceiro semestre de 2025. Na liderança estão o Banco Inter, C6 e Bradesco.

O ranking é formado a partir das reclamações registradas pelos cidadãos nos canais de atendimento do BC, no site, por telefone e correspondência e considera as quinze instituições com maior número de clientes.

O Banco Inter, em primeiro lugar na lista, teve 3.862 reclamações procedentes, gerando um índice de 96,37. Na sequência, com 1.726 reclamações, o Banco C6, com índice de 53,03. Amargando o terceiro lugar do pódio, o Bradesco, com 5.718 reclamações e índice de 51,74. O índice representa a estimativa de reclamações procedentes por milhão de clientes da instituição ou conglomerado.

Ranking de Bancos, Financeiras e Instituições de Pagamento

Posição Instituição Índice Reclamações procedentes Clientes
Banco Inter 96,37 3.862 40.066.015
Banco C6 53,03 1.726 32.544.127
Bradesco 51,74 5.718 110.494.968
Mercado Pago 51,58 3.414 66.179.957
Picpay 50,06 3.286 65.633.305
Pagseguro 47,31 1.595 33.715.297
Itaú Unibanco 45,13 4.525 100.248.541
Neon Pagamentos 34,58 903 26.111.285
BTG Pactual e Banco Pan 32,23 857 26.578.046
10º Santander 29,25 2.038 69.660.783
11º Caixa Econômica 25,87 4.075 157.475.727
12º Banco do Brasil 25,85 2.091 80.883.474
13º 99Pay 18,21 453 24.853.840
14º Nu Pagamentos 12,67 1.386 109.315.016
15º Cloudwalk 9,55 135 14.095.675

Em nota, o Banco Inter disse que o ranking do BC é um “instrumento importante para aprimoramento do sistema financeiro” e que acompanha “atentamente” todas as manifestações registradas. O banco ainda apontou que oferecer a melhor experiência para os clientes é “prioridade” e que segue focado em aumentar a satisfação e qualidade do relacionamento. O banco ressaltou também que possui um “projecto ativo de evolução do posicionamento no ranking, com avanços já projetados e melhorias esperadas ainda para 2025“.

“Porquê revérbero desse compromisso, alcançamos 85 pontos no Net Promoter Score (NPS), um dos índices mais altos do setor bancário, o que posiciona o Inter na zona de primazia em satisfação”, diz a nota do banco

Já o C6 Bank disse que tem uma vez que “prioridade prometer a melhor experiência aos seus clientes e reduzir continuamente o número de reclamações” e que “acompanha as manifestações registradas e trabalha para promover melhorias em seus produtos, serviços e canais de atendimento, sempre com o compromisso de prestar um suporte expedito e eficiente”.

Em nota, o Bradesco informou que tem uma “posição de reverência integral ao cliente e aos seus interesses” e que, para prometer a qualidade do atendimento a todos, a ouvidoria do banco analisa todas as manifestações, com um “trabalho intenso e focado na melhoria contínua de nossos produtos e serviços”. A instituição detalhou que “reduzir os índices de reclamação é um objetivo permanente do Banco, muito uma vez que oferecer um atendimento de qualidade a todos os clientes”.

Já a InfinitePay, plataforma de serviços financeiros da CloudWalk, que aparece pela primeira vez no ranking, disse considerar um “feito” estar entre as quinze maiores instituições financeiras do país e que avalia o índice (o menor do levantamento) uma vez que uma “marca notável em um mercado publicado pela complicação de seus serviços e pela dimensão de suas operações”. A instituição comentou também que “em um cenário em que ‘crescer rápido’ costuma valer ‘aumentar o volume de problemas'”, conseguiu inflectir sua base de clientes levante ano e continuou aprimorando o atendimento.

O Valor Investe aguarda o posicionamento das demais instituições.

Segundo o ranking, a principal reclamação foram irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito, o mesmo motivo assinalado no segundo trimestre.

Na sequência, o segundo motivo relatado ao BC foi a restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado relativas a pessoas naturais.

Veja as 20 principais reclamações:

Reclamações frequentes

Posição Motivo da reclamação Reclamações procedentes
Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito 4.882
Restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado relativas a pessoas naturais 3.600
Insatisfação com o atendimento prestado pelo SAC ou Meão de Relacionamento 3.543
Oferta ou prestação de informação sobre produtos e serviços de forma inadequada, exceto as relacionadas a cartão de crédito, conta e serviços acessórios, credenciadora de cartão e operação de crédito 3.082
Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito consignado 2.893
Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito, exceto consignado 2.715
Irregularidades relativas a operações de crédito de saldo devedor de fatura de cartão de crédito (rotativo e parcelamento) e respectiva cobrança de encargos 2.714
Oferta ou prestação de informação sobre a conta ou serviços acessórios de forma inadequada 2.713
Oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada 2.427
10º Oferta ou prestação de informação sobre operação de crédito de forma inadequada, exceto crédito consignado 2.067
11º Débito em conta não autorizado pelo cliente, ou não cumprimento das regras aplicáveis 1.977
12º Irregularidades relacionadas ao seguimento de conta 1.391
13º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito 1.315
14º Oferta ou prestação de informação sobre o cartão de crédito de forma inadequada 1.262
15º Irregularidades relacionadas ao fornecimento de informações relativas a operação de crédito contratada (DDC) 1.257
16º Irregularidades relacionadas ao seguimento de conta de pagamento – instituição de pagamento 1.174
17º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços prestados relacionados a conta de pagamento pré-paga – instituição de pagamento 1.174
18º Irregularidades relacionadas ao fornecimento de documento para liquidação antecipada de operações de crédito 1.168
19º Licença de crédito (exceto consignado) sem a formalização do título adequado 1.166
20º Irregularidades relacionadas ao fornecimento de documentos relativos a operação de crédito, exceto para liquidação antecipada e descritivo do crédito. 1.146

gettyimages-1464809509 Ranking do Banco Meão mostra os bancos com mais reclamações no trimestre; veja quais são
Celular — Foto: Getty Images

source

Publicar comentário