×

Ibovespa marca novo recorde com galanteio de juros chegando nos EUA

Ibovespa marca novo recorde com galanteio de juros chegando nos EUA

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, a B3, encerrou o pregão de hoje em novidade máxima histórica, aos 147.429 pontos, uma subida de 0,31%. O otimismo é oferecido pela provável redução dos juros nos Estados Unidos, o que favorece a transmigração do capital para ativos de maior risco, porquê as ações.

Mesmo com a falta da divulgação de dados por razão da paralisação do governo americano, a expectativa é que o BC galanteio 0,25 ponto percentual, chegando ao pausa de 3,75% a 4%. Hoje, prevalece globalmente, portanto, o gosto ao risco.

No contexto do dia, Trump voltou a criticar a gestão do presidente do BC americano. Além de invocar Powell de “incompetente”, destacou que a saída dele do comando da poder monetária está próxima. “Temos um encarregado incompetente do Fed… temos um rosto ruim no Fed, mas ele sairá de lá em alguns meses e teremos alguém novo”, disse Trump a líderes empresariais em um jantar em Tóquio durante sua viagem de uma semana à Ásia. O procuração de Powell termina em maio.

Outrossim, as movimentações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em procura de acordos também trouxe bom humor para o mercado.

Para Sidney Lima, crítico da Ouro Preto Investimentos, a leitura dos investidores vai além do efeito súbito nos ativos e aponta para uma mudança de humor mais ampla. “A reação positiva dos mercados refletiu a combinação de dois fatores, o progresso nas conversas comerciais entre Brasil e Estados Unidos depois o encontro entre Lula e Trump, e a percepção de que o cenário global pode caminhar para uma redução de barreiras e melhora no fluxo de negócio”, explica o crítico.

Ele destaca que a melhora do envolvente político e econômico tende a fortalecer o fluxo de investimentos e a reduzir a volatilidade que vinha limitando o progresso dos ativos locais nos últimos meses.

A expectativa é que o governo americano repita o padrão adotado em negociações com outros países, suspendendo temporariamente as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros por 90 dias, enquanto discutem um consonância definitivo.

O líder norte-americano segue em viagem e deve se encontrar com o presidente chinês, Xi Jinping, na quinta-feira, também na expectativa de firmar acordos e suavizar a tensão mercantil entre os países.

Entre os papéis de maior destaque, as ações da MBRF chegaram a disparar mais de 20%, depois a notícia de que a joint venture que opera no Oriente Médio pode crescer e chegar a US$ 2 bilhões. O papel encerrou o dia com subida de 15%.

source

Publicar comentário