Atendimento em plataformas de investimento melhora mais do que em bancos. Veja ranking
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O atendimento das plataformas de investimentos melhorou muito mais do que o dos bancos nos últimos 11 meses, aponta um estudo feito pelo Meio de Estudos em Finanças da Escola de Governo de Empresas de São Paulo da Instalação Getulio Vargas (FGVcef) em parceria com a plataforma de pesquisa Toluna, que ouviu os investidores.
O indicador que mede a qualidade do atendimento das plataformas subiu 4,94% nesse período. Já o índice dos bancos aumentou 2,79% nesse pausa. Apesar da diferença, tanto os bancos quanto as plataformas melhoraram o atendimento e a subida de ambos foi de 4,19% nos últimos 11 meses. O atendimento de ambas as instituições melhora mês a mês desde julho de 2024 e alcançou o maior nível da série histórica, que iniciou há quatro anos, neste mês.
As plataformas de investimentos que atendem os investidores melhor, segundo a pesquisa, são a Ágora e a Rico, mas as demais não ficam muito detrás. Já as que atendem os investidores pior são o Inter e a Clear.
Ranking das plataformas
| Colocação | Plataforma | Nota |
| 1º | Ágora | 4,64 |
| 2º | Rico | 4,2 |
| 3º | BTG Pactual | 4,18 |
| 4º | XP | 4,14 |
| 5º | Nubank | 4,11 |
| 6º | Clear | 3,99 |
| 7º | Inter | 3,95 |
As plataformas que melhoraram mais o atendimento de dezembro de 2024 a outubro de 2025 foram a Ágora e o BTG Pactual, conforme o estudo. Já as únicas que pioraram foram o Inter e a XP.
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Os bancos que atendem os investidores melhor, segundo a pesquisa, são o Itaú e o Bradesco, aponta o estudo. Já o banco que atende os investidores pior é a Caixa. O Banco do Brasil e o Santander praticamente empatam porquê intermediários.
Ranking dos bancos
| Colocação | Banco | Índice |
| 1º | Itaú | 4,23 |
| 2º | Bradesco | 4,21 |
| 3º | Banco do Brasil | 4,08 |
| 4º | Santander | 4,06 |
| 5º | Caixa | 3,77 |
Todos os principais bancos melhoraram nesse período, com exceção da Caixa. O Bradesco e o Itaú melhoraram mais o atendimento.
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“As casas que estão oferecendo produtos que trazem felicidade para os clientes e que não empurram produtos que trazem perdas grandes, porquê os COEs, estão se destacando”, afirma William Eid, pesquisador do Meio de Estudos em Finanças da Escola de Governo de Empresas de São Paulo da Instalação Getulio Vargas (FGV EAESP). “E também aquelas onde o cliente sente que os seus investimentos estão seguros, em meio a tantas tentativas de golpes”, diz.
O estudo fez perguntas mensalmente a 500 investidores do Brasil sobre nove critérios diferentes:
- Eficiência, isso é, a facilidade de uso e a organização das ferramentas
- Disponibilidade do site
- Realização, ou seja, os prazos para as operações serem concretizadas
- Privacidade, isso é, a segurança dos dados
- Responsabilidade, ou seja, a solução de problemas eventuais
- Aconselhamento evidente
- Contato, ou seja, a facilidade para os problemas serem resolvidos por meio de contatos pessoais
- Valor percebido, isso é, a transparência e competitividade dos custos
- Lealdade, ou seja, a recomendação de parentes e amigos
As plataformas em universal apresentaram um desempenho superior ao dos bancos. Nas plataformas, os critérios que se destacaram foram a disponibilidade do site, a segurança dos dados e os prazos para as operações serem realizadas. Já os critérios com os indicadores menores foram a recomendação de parentes e amigos, o aconselhamento evidente e a facilidade de uso.
Nos bancos, o critério que se destacou foi a transparência e a competitividade dos custos. Já o destaque negativo foi os prazos para as operações serem concretizadas. Os bancos e as plataformas da pesquisa foram os mais citados pelos investidores.
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