Depois Operação Carbono Oculto, BC publica regras para completar com 'contas-bolsão' irregulares
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2024/K/P/xIadLIT7ObyJxrOjELtg/gettyimages-1153953982.jpg?ssl=1)
O Banco Mediano (BC) anunciou nesta segunda-feira novas regras para fecho compulsório de contas de depósitos de contas de pagamento com objetivo de completar com as “contas-bolsão”, aquelas utilizadas para ocultar ou substituir obrigações financeiras de terceiros. A novidade regra entra em vigor no dia 1º de dezembro.
Na definição utilizada pelo Banco Mediano, as contas-bolsão são aquelas em que o cliente titular utiliza os recursos mantidos nelas para fazer pagamentos, recebimento ou compensações em nome de terceiros, muitas “com o objetivo de ocultar ou substituir obrigações financeiras desses terceiros”. No entanto, há o entendimento que levante termo engloba atividades legítimas que envolvam recebimento de recursos de terceiros, porquê em casos de eFX (pagamentos ou transferências internacionais) e marketplaces.
O uso desse tipo de conta para atividades ilícitas apareceu nas investigações de operações recentes porquê a Carbono Oculto.
Segundo o BC, as instituições autorizadas a funcionar pela mando monetária deverão fechar contas de clientes se verificarem utilização em atividades caracterizadas porquê serviços financeiros ou de pagamento “sem respaldo legítimo e em desacordo com a regulamentação vigente”.
As instituições deverão seguir critérios próprios para identificar as irregularidades e podem utilizar dados armazenados em bases públicas e privadas.
Segundo a mando monetária, a supervisão, a documentação relacionada às contas de depósitos e de pagamento finalizadas sob as hipóteses de fecho compulsório deve permanecer à disposição da mando monetária por pelo menos dez anos.
Teor publicado originalmente no Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2024/K/P/xIadLIT7ObyJxrOjELtg/gettyimages-1153953982.jpg)

Publicar comentário