×

Black Fraude? Ranking mostra os produtos que lideram tentativas de golpe na data

Black Fraude? Ranking mostra os produtos que lideram tentativas de golpe na data

Black Fraude? Ranking mostra os produtos que lideram tentativas de golpe na data

Black Fraude? Ranking mostra os produtos que lideram tentativas de golpe na data

Os criminosos estão de olho nos hábitos digitais de consumo dos brasileiros para explorar as vulnerabilidades e utilizar golpes, é o que mostra um levantamento da Serasa Experian que apontou que os produtos de venustidade lideraram tanto o volume de compras, porquê as tentativas de fraude no mês de novembro e durante a Black Friday de 2024. Somente na semana do evento, o segmento concentrou 25,5% do totalidade de pedidos dentro da própria categoria, sendo que, em paralelo, a categoria respondeu por 16,8% das fraudes evitadas durante o evento.

Logo detrás de ‘venustidade’, que somou mais de 659 milénio pedidos no período da Black de 2024, estão:

  • Calçados com 463 milénio pedidos e 25,1% das vendas de novembro concentradas dentro da categoria;
  • Vestuário — 438 milénio e 23,1%;
  • Saúde 299 milénio e 14,4%;
  • Eletrodomésticos — 239 milénio e 32,9%, sendo a categoria que movimentou o maior volume financeiro da Black Friday e liderou em valor de fraudes evitadas.

Para o levantamento, a Serasa Experian tomou porquê base a estudo de 5,2 milhões de transações entre 28 de novembro e 1º de dezembro do ano pretérito, em que foram interceptadas 32,4 milénio tentativas de fraude, o que evitou prejuízos de R$ 51,8 milhões para consumidores e empresas.

Em termos proporcionais, a categoria de eletrodomésticos concentrou 22,2% das tentativas de fraude registradas em novembro durante o evento, seguida por celulares (21,2%) e venustidade (17,7%). Confira as cinco categorias com mais ocorrências no período:

categorias-com-mais-tentativas-de-fraude-na-black-friday Black Fraude? Ranking mostra os produtos que lideram tentativas de golpe na data
Categorias com mais tentativas de fraude na Black Friday, segundo Serasa Experian — Foto: Serasa Experian

A taxa de golpes do estudo se refere às compras identificadas porquê fraudulentas, ou seja, realizadas com dados de terceiros, cartões clonados, informações divergentes do titular, ou ainda dispositivos previamente associados a práticas de fraude. Segmento delas é detectada pela Serasa, cujos serviços antifraude são contratados pelas empresas, enquanto outras são identificadas pelos bancos e e-commerces e reportadas para a Serasa Experian.

Segundo Rodrigo Sanchez, diretor de autenticação e prevenção a fraude da Serasa Experian, os golpistas seguem o rastro do consumo com precisão e agem em categorias de subida demanda para aproveitar possíveis brechas. “Embora as tentativas de golpe ocorram o ano todo, datas promocionais porquê a Black Friday, que hoje já é uma das mais relevantes para o e-commerce no Brasil, concentram ataques com potencial de motivar grandes prejuízos a consumidores e empresas”, afirma ele.

Fraudes miram produtos de elevado tíquete médio no e-commerce

Entre os produtos mais comprados e atacados, um padrão de console de videogame liderou o ranking de tentativas de fraudes, com mais de 4,2 milénio pedidos analisados, movimentando R$ 14,8 milhões em vendas e potencial de prejuízo em R$ 790,8 milénio, o maior valor individual registrado.

Já os notebooks foram os produtos com maior tentativa de fraude registrada em relação ao totalidade de compras, com 10,5% das transações barradas por tecnologias de prevenção à fraude.

Já um padrão de Air Fryer, item mais vendido da data em volume de pedidos, também apareceu entre os alvos mais recorrentes, com R$ 74,6 milénio em fraudes evitadas.

96382350-ec-20rio-20de-20janeiro-20rj-2026-11-2021-20-20movimento-20no-20shopping-20leblon-20na-20black-20friday.-20foto-20de-20m-c3-a1r Black Fraude? Ranking mostra os produtos que lideram tentativas de golpe na data
Movimento no Shopping Leblon na Black Friday — Foto: Marcia Foletto/Filial O Mundo

source

Publicar comentário