Ibovespa bate novo recorde com PIB nos holofotes; dólar fica sólido

O Ibovespa, principal índice de ações da bolsa brasileira, bateu um novo recorde nesta quinta-feira (4), com mercado repercutindo os números do PIB do terceiro trimestre, que avançou 0,1%, ligeiramente inferior da expectativa do mercado. Os dados reforçam a percepção de que a economia está desacelerando e abre espaço para o início do ciclo de atraso monetário pelo Banco Mediano em janeiro, o que anima os investidores.
Ao termo da sessão, o índice subiu 1,67%, a 164.455 pontos, próximo da máxima do dia, de 164.551 pontos, maior nível já atingido pelo índice durante uma sessão. Ontem o Ibovespa fechou nos 161.092 pontos.
Já o dólar fechou sólido.
O dia foi marcado pela divulgação do Resultado Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, indicador mais importante de desenvolvimento da economia, que subiu 0,1% no terceiro trimestre de 2025, segundo o Instituto Brasílico de Geografia e Estatística (IBGE). O número veio inferior da expectativa mediana das 70 instituições ouvidas pelo Valor Data, que apontava para um desenvolvimento de 0,2% no trimestre.
Uma desaceleração do PIB significa que a economia está menos aquecida. Isso indica que há espaço para que o Banco Mediano volte a trinchar os juros.
Leia também: A janela se abriu para os fundos imobiliários com ‘tijolo’ na carteira
PIB desacelera e cresce 0,1% no 3º tri: uma vez que oferecido pode mexer com dólar, juros e bolsa?
Quando vou receber os valores dos CDBs do Banco Master? Entenda prazos e próximos passos
“Os dados mostram que os juros altos já estão colocando qualquer freio na economia, mas não esperamos uma desaceleração poderoso. Na nossa visão, o mercado de trabalho aquecido e os estímulos promovidos pelo governo, uma vez que o aumento da isenção do Imposto de Renda, que passará a valer em 2026, devem manter a economia brasileira em expansão, ainda que em ritmo mais moderado”, analisa a economista do C6 Bank, Claudia Trigueiro..
A perspectiva de juros mais baixos avante impulsiona as ações cíclicas domésticas, uma vez que as da varejista Magazine Luiza, que disparam com um horizonte de menos juros.
Segmento do suporte do índice hoje também veio da subida das ações da Petrobras, posteriormente a petroleira anunciar ter arrematado os direitos e obrigações da União em Mero e Atapu no Leilão de Áreas Não Contratadas realizado hoje pela Pré-Sal Petróleo S.A.
source
Publicar comentário