Ranking mostra os dez investimentos mais buscados pelos brasileiros
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2025/B/j/qqlKJATriPd2xHz0h1XA/tipos-de-investimentos-mais-buscados-no-google.png?ssl=1)
Em um cenário de taxa Selic nos 15%, os produtos tradicionais de renda fixa continuam na preferência das pesquisas dos investidores brasileiros. No pódio, Tesouro Direto e os Certificados de Repositório Bancário (CDB) lideraram as buscas no Google, segundo um levantamento da empresa de tecnologia Topaz.
Por outro lado, o levantamento também mostra que o brasílico está buscando diversificação das aplicações, com investimentos alternativos, porquê em ouro, também figurando entre as maiores curiosidades.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2025/B/j/qqlKJATriPd2xHz0h1XA/tipos-de-investimentos-mais-buscados-no-google.png)
Para o ranking, a empresa levantou o números de buscas para termos relacionados a “investir em” entre novembro de 2024 e outubro deste ano. Vale evidenciar que o aumento das buscas não garante aumento inesperado de aportes, mas revela intenção e demanda por informação.
Segundo a Topaz, alguns pontos chamam atenção e ajudam a compreender o cenário, porquê:
- A dominância de opções de renda fixa, percebida nas primeiras posições do ranking;
- A presença de produtos atrelados a moedas e ativos reais (dólar e ouro), possivelmente porquê proteção contra incertezas;
- O interesse em franquias, que aponta para uma procura por renda ativa/empreendedora;
- A manutenção da curiosidade por ações, bolsa e criptomoedas, indicando mistura entre perfil de risco e libido de variar.
De conformidade com a Topaz, a subida de termos ligados a Tesouro Direto e CDB pode refletir dois fatores simultâneos: o apelo por segurança (títulos públicos) e a atração por taxas mais altas em renda fixa privada.
Por outro lado, buscas por dólar, ouro e criptomoedas mostram preocupação com proteção contra inflação e volatilidade cambial, além do fascínio por ativos, que, em momentos de subida, oferecem ganhos expressivos.
Já franquias surgem porquê uma categoria distinta: não são investimentos financeiros típicos, mas atraem quem procura transformar capital em um negócio com padrão comprovado.
Publicar comentário