×

Inadimplência dispara e atinge 80,6 milhões de brasileiros, diz Serasa

Inadimplência dispara e atinge 80,6 milhões de brasileiros, diz Serasa

Inadimplência dispara e atinge 80,6 milhões de brasileiros, diz Serasa

Inadimplência dispara e atinge 80,6 milhões de brasileiros, diz Serasa

O Brasil atingiu, pelo 11º mês ininterrupto, o maior número histórico de inadimplentes. Atualmente, mais de 80,6 milhões de brasileiros estão com o nome negativado, segundo o Planta da Inadimplência e Negociação de Dívidas do Serasa.

Somente no último mês, 173 milénio pessoas passaram a integrar esse grupo, o que representa um incremento de 0,22% em relação a outubro. No aglomerado do ano, o país registra 321 milhões de dívidas negativadas, somando tapume de R$ 511 bilhões em débitos. Apesar do cenário preocupante, o Serasa ressalta que a subida observada em novembro foi a menor de 2025, indicando uma ligeiro desaceleração no progressão da inadimplência.

O impacto das dívidas, no entanto, vai além do orçamento e tem influenciado diretamente os projetos de vida dos brasileiros.

Uma pesquisa da Serasa em parceria com o instituto Opinion Box mostrou que 96% dos consumidores afirmam que a inadimplência impede a realização de sonhos e metas pessoais. Para nove em cada dez entrevistados, as dívidas afetam a autoestima e a crédito, sendo a vergonha (22%), a frustração (18%) e a tristeza (14%) os sentimentos mais associados ao endividamento.

Além do vista emocional, a inadimplência compromete planos concretos. Segundo o levantamento, 31% dos consumidores deixaram de melhorar o padrão de vida — incluindo moradia, lazer e outros setores —, 27% não conseguiram comprar ou trocar de veículo, e 23% precisaram delongar planos de comprar, alugar ou trocar de lar

“A inadimplência não impacta somente o orçamento, mas também o muito emocional e a capacidade de planejar o porvir”, afirma Aline Maciel, diretora da Serasa. “Quando a renda fica comprometida com dívidas, os sonhos são colocados em pausa e decisões importantes acabam sendo adiadas.”

Por outro lado, a regularização das pendências traz esperança. A pesquisa mostra que 82% dos consumidores se sentem mais otimistas em relação ao porvir financeiro posteriormente limpar o nome. Para 24%, voltar a ter aproximação ao crédito é o principal sonho depois da negociação. Entre aqueles que já regularizaram a situação, 20% afirmam que a primeira medida foi retomar o uso de serviços financeiros, porquê conta manante e cartão de crédito.

Os consumidores inadimplentes podem quitar as dívidas com condições especiais, porquê descontos de até 99%, no Feirão Serasa Limpa Nome, que segue até esta sexta-feira (19).

Os interessados podem consultar os canais oficiais da Serasa e negociar com descontos de forma online pelo site ou aplicativo Serasa no Google Play e Apple Store. Há opção também de renegociação por meio do Whatsapp solene pelo número (11) 99575-2096.

real-moeda-020120a84t47475213 Inadimplência dispara e atinge 80,6 milhões de brasileiros, diz Serasa
Cédula de real verba — Foto: Marcello Parelha Jr/Escritório Brasil

source

Publicar comentário