Bolsas da Europa têm ligeira alta impulsionadas por fraqueza da libra
A exceção fica com o Dax de Frankfurt, que recua pressionado pela queda das ações das empresas de transporte marítimo As bolsas da Europa registram ligeira alta, liderados pela bolsa de Londres, que tem alta firme depois da libra atingir seu menor nível em relação ao dólar em um ano, após uma liquidação expressiva nos títulos do governo do Reino Unido, os gilts, que fazem os rendimentos subirem.
A exceção fica com o Dax de Frankfurt, que recua pressionado pela queda das ações das empresas de transporte marítimo, após uma greve ter sido evitada nos principais portos dos EUA. Maersk cai 6% e Hapag-Lloyd recua 7%.
Segundo a Jefferies, os fretes foram impulsionados recentemente, pois os varejistas aumentaram seus estoques em meio à incerteza em torno das tarifas comerciais do governo Trump e das possíveis greves portuárias.
Lee Hardman, economista de câmbio do MUFG, disse que a fraqueza da libra esterlina reflete mais desconforto do investidor sobre a liquidação em andamento no mercado de títulos públicos, que capturou mais atenção esta semana após os rendimentos dos gilts de 10 e 30 anos subirem para seus níveis mais altos desde outubro de 2008 e agosto de 1998, respectivamente.
“Isso atraiu algumas comparações com a liquidação registrada após o malfadado mini-orçamento da ex-primeira-ministra Liz Truss no outono de 2022”, disse ele, acrescentando, no entanto, que a escala da liquidação é atualmente significativamente menor.
As vendas do varejo da zona do euro subiram 0,1% em novembro, segundo a Eurostat, ficando abaixo da expectativa de alta de 0,4%, mas acima da queda de 0,3% de outubro. Apesar do aumento, os varejistas podem enfrentar desafios nos próximos meses, à medida que a economia do bloco desacelera.
O principal indicador de confiança do consumidor da Comissão Europeia caiu novamente em novembro para seu ponto mais baixo desde a primavera. Os desenvolvimentos políticos na Alemanha e na França, os dois maiores membros da zona do euro, também podem fazer os consumidores hesitarem em fazer grandes compras.
Por volta das 7h50, o índice Stoxx 600 subia 0,12% a 514,34 pontos, o FTSE de Londres avançava 0,66% a 8.306,04 pontos, o Dax de Frankfurt caía 0,08% a 20.313,23 e o CAC 40 de Paris subia 0,24% a 7.471,30 pontos.
Esse conteúdo foi publicado originalmente no Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor
Initial plugin text
Mais Lidas
alta
Getty images



Publicar comentário