×

Estados Unidos sela trégua sobre tarifas com México e Canadá por um mês

Estados Unidos sela trégua sobre tarifas com México e Canadá por um mês

Estados Unidos sela trégua sobre tarifas com México e Canadá por um mês

Estados Unidos sela trégua sobre tarifas com México e Canadá por um mês

O endurecimento das relações comerciais dos Estados Unidos com o México e Canadá, que centra as atenções dos investidores ao longo dos últimos dias, terá uma pausa momentânea. O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou no final da tarde de hoje (3) que as novas tarifas aos Estados Unidos serão suspensas por 30 dias. Mais cedo, México e Estados Unidos também chegaram a um concórdia para postergar a implementação das tarifas.

Trump anunciou no sábado (1) tarifas de 25% para o Canadá (com isenção parcial para importação de virilidade) e México. Em retaliação, o Canadá anunciou no termo de semana tarifas de 25% a produtos americanos, incluindo itens do dia a dia, porquê cerveja, vinho e bourbon americanos, frutas e sucos de frutas, incluindo suco de laranja, juntamente com vegetais, perfumes, roupas e calçados.

Hoje, porém, Trudeau afirmou que conversou com o político americano em uma relação, chegando à decisão de suspender por, pelo menos, um mês as tarifas. Nesse tempo, os países trabalharão juntos em questões de combate ao tráfico de drogas e lavagem de moeda.

Segundo o político, o Canadá está implementando um projecto de fronteira de US$ 1,3 bilhão, reforçando a fronteira com novos helicópteros, tecnologia e pessoal para interromper o fluxo da droga fentanil. “Quase 10.000 agentes da traço de frente estão e continuarão trabalhando para proteger a fronteira”, disse em publicação nas redes sociais.

No caso do México, Trump anunciou uma pausa por um mês em sua novidade tarifa de 25% depois que a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, concordou em enviar imediatamente 10 milénio soldados para a fronteira para combater o fluxo de fentanil para os Estados Unidos.

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, disse que teve uma “boa conversa” com o Trump e, por isso, voltou detrás da decisão de também implementar medidas ‘tarifárias e não tarifárias’ aos EUA em retaliação a decreto.

Antes dos acordos, a Capital Economics divulgou um relatório apontando que porquê as exportações para os EUA representam murado de 20% do PIB do Canadá e do México, as tarifas impostas poderiam reprofundar as economias em recessão ainda neste ano.

A equipe do Barclays para Estados Unidos estimava que uma tarifa unilateral de 25% sobre importações mexicanas e canadenses, isoladamente, aumentaria índices de inflação americanos em murado de 0,25 ponto percentual (p.p.), em termos anuais.

Com informações originalmente publicadas pelo Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico

gettyimages-1442150817-1- Estados Unidos sela trégua sobre tarifas com México e Canadá por um mês
EUA, Canadá e México — Foto: Getty Images

source

Publicar comentário