×

Haddad entrega lista de projetos prioritários para Motta e rebate que esteja 'enfraquecido'

Haddad entrega lista de projetos prioritários para Motta e rebate que esteja 'enfraquecido'

Haddad entrega lista de projetos prioritários para Motta e rebate que esteja 'enfraquecido'

Haddad entrega lista de projetos prioritários para Motta e rebate que esteja 'enfraquecido'

O ministro da Rancho, Fernando Haddad, entregou nesta quarta-feira ao novo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), uma relação com 25 projetos prioritários para o governo, dos quais 15 ainda dependem de alguma tramitação no Congresso.

A expectativa é de que as matérias sejam votadas nos próximos dois anos, mas o libido é de que as deliberações aconteçam ainda em 2025.

109856146-pa-20-20bras-c3-adlia-20df-2029-01-2025-20ministro-20da-20fazenda-20fernando-20haddad-20fala-20com-20a-20imprensa-20ap-c3-b3s-20r Haddad entrega lista de projetos prioritários para Motta e rebate que esteja 'enfraquecido'
Ministro da Rancho, Fernando Haddad — Foto: Brenno Roble/Escritório O Mundo

Em enunciação feita depois a reunião com o presidente da Câmara, Haddad afagou Motta, classificando-o porquê “líder inimaginável”. Também destacou a sua boa relação com líderes partidários nos últimos dois anos, citando nominalmente os deputados Isnaldo Bulhões (MDB-AL), Antonio Brito (PSD-BA) e Doutor Luizinho (PP-RJ). O ex-presidente da Lar Arthur Lira (PP-AL) ficou de fora.

O ministro disse que entre os projetos prioritários está, naturalmente, a ampliação da isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 milénio. Também citou os ajustes na Novidade Lei de Falências e o projeto do devedor contumaz. Sobre a isenção do IR, Haddad voltou a expressar que o debate sobre as compensações da repúdio tributária será fundamental para o progressão da material no Congresso.

Haddad disse que o estampa da indemnização pretendida já está pronto, mas que ainda não pode ser anunciado.

Em seguida se reunir com Motta (Republicanos-PB), Haddad rebateu comentários de que seria derrotado internamente no governo e questionou qual ministro aprovou 32 projetos relevantes no Congresso nos últimos dois anos.

“Sou muito grato ao deputado Hugo Motta. Nós votamos 32 leis cá [no Congresso]. Qual foi o ministro que aprovou leis cá?”, ironizou Haddad a jornalistas ao transpor da Câmara.

Ontem, Motta afirmou, em entrevista à Globonews, que o encarregado da equipe econômica tem se valoroso para fazer um bom trabalho, mas ponderou que ele tem perdido as discussões internas e a tomada de decisão final sobre as pautas econômicas que defende.

“O ponto do golpe de gastos que foi anunciado final do ano e acabou trazendo uma repercussão muito negativa. O ministro tinha um outro posicionamento mas outros integrantes do governo acabaram ponderando e o presidente decidiu de uma forma que o ministro não conseguiu implementar 100% do seu posicionamento”, pontuou Motta.

Os reveses de Haddad contra outros integrantes do governo, porquê o ministro da Lar Social, Rui Costa (PT), tem sido frequentes e já viraram ponto nas rodas de conversa de parlamentares do Centrão.

Apesar disso, Motta tem relação boa com Haddad, tem demonstrado alinhamento com o que pensa o encarregado da equipe econômica e indicado que a cúpula do Congresso atuará para fortalecer o ministro e para que medidas econômicas necessárias, defendidas por Haddad e que enfrenta resistência dentro da Esplanada, sejam encaminhadas ao Legislativo.

source

Publicar comentário