Pix por aproximação: Itaú expande oferta para todos os clientes
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O pix por aproximação, que permite pagamentos aproximando o celular do terminal de pagamento (maquininha) por meio da tecnologia de NFC, passa a ser obrigatório no próximo dia 28. O Itaú Unibanco, no entanto, já está ampliando a oferta da funcionalidade para 100% dos clientes pessoa física.
A apresentação do pix por aproximação foi feita em novembro de 2024 pelo Banco Médio e o Google. Os usuários das carteiras digitais (wallets) do Google foram os primeiros a poder usar o recurso. O Itaú se juntou ao grupo de bancos previamente integrados à carteira do Google para que segmento de seus clientes já pudessem usar o recurso. A implantação da tecnologia vinha sendo feita de forma gradual. Agora, toda a base de clientes pessoa física passa a ter aproximação, duas semanas antes do prazo obrigatório do BC.
Em transmitido, o banco diz que a antecipação da disponibilidade para 100% dos clientes faz segmento dos esforços para oferecer soluções cada vez mais ágeis, acessíveis e seguras para todos, beneficiando além dos clientes, todo o sistema financeiro. Ou por outra, permite ampliar o aproximação à tecnologia NFC para quem tem o pix uma vez que principal forma de pagamento, destaca Mario Miguel, diretor de pagamentos para Pessoa Física do Itaú Unibanco.
Uma das vantagens apontadas do uso do pix por aproximação é ter mais fluidez na hora de remunerar, já que a transação pode ser feita exclusivamente aproximando o celular da maquininha e sem a premência de QR Code ou de transfixar o aplicativo do banco para realizar a transação.
Para os estabelecimentos comerciais, a novidade traz mais praticidade e conveniência, reduzindo o tempo das transações e, consequentemente, melhorando a experiência de compra para os consumidores – além do pagamento em tempo real.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), a cada hora, os brasileiros fizeram, em média, 2,6 milhões de pagamentos por aproximação em 2024. De conformidade com o estudo, em dezembro, os pagamentos por aproximação foram 67,2% do totalidade das compras feitas presencialmente. O pagamento por aproximação movimentou R$ 1,5 trilhões no ano.
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