CVM aprova lançamento do primeiro ETF da criptomoeda XRP do mundo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2019/k/f/V3IagpS4O2NqJv3w2cEQ/gettyimages-919509810.jpg?ssl=1)
A Percentagem de Valores Mobiliários (CVM) aprovou o lançamento do primeiro fundo negociado em bolsa (ETF) da criptomoeda XRP do mundo. O ETF é da gestora brasileira especializada em criptoativos Hashdex e terá porquê administradora a Genial Investimentos.
O nome do fundo é Hashdex Nasdaq XRP Fundo de Índice e está em tempo pré-operacional, de consonância com a CVM. Esta é a tempo em que gestores e distribuidores buscam investidores para montar o patrimônio inicial do fundo.
Em nota, a Hashdex confirmou que obteve o registro do resultado que divulgará mais informações sobre início de negociação em breve.
XRP é o token Ripple e é a terceira maior criptomoeda do mundo em valor de mercado, com uma capitalização de US$ 150,6 bilhões. É utilizada em transferências internacionais e operações transfronteiriças de grandes instituições financeiras, de forma barata, rápida e eficiente.
Silvio Pegado, diretor regional da Ripple para América Latina, afirma que em seguida a aprovação de um dos primeiros ETFs de bitcoin do mundo em 2021, a aprovação do primeiro ETF de XRP pela CVM demonstra a “abordagem visionária” do Brasil em relação ao mercado cripto.
“Através de regulamentação e consultas públicas, o Brasil continua a se posicionar porquê um país cândido à inovação, e esperamos que seja meão para mais avanços pioneiros no setor de criptoativos no horizonte”, declara.
Um ETF de XRP é um tanto que ainda não existe nem nos Estados Unidos, país onde a Ripple está sediada. Grandes gestoras do porte de Grayscale e Bitwise possuem pedidos para lançamentos de ETFs do criptoativo registrados junto à Percentagem de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).
A aprovação desse ETF esbarra no crivo da SEC para ativos digitais. A gestão anterior à de Donald Trump barrava esse tipo de resultado por considerar ativo mobiliário e, portanto, estaria operando irregularmente no mercado americano, sem seguir a legislação do mercado de capitais do país.
Agora, sob a liderança do pró-cripto Paul Atkins na presidência da SEC, agentes de mercado e investidores esperam que a aprovação de ETFs de criptos seja mais rápida e fácil.
Imagine que você quer enviar moeda para outra pessoa em outro país. Normalmente, você teria que usar o sistema bancário tradicional, que pode ser lento (demorar dias) e custoso (com taxas altas de câmbio e serviços). A Ripple usa a tecnologia blockchain para resolver esse problema, funcionando porquê um “caminho” do dedo para movimentar valores entre diferentes moedas e países.
Por exemplo: você envia reais, o sistema converte para XRP, e no sorte, ela é convertida na moeda sítio, porquê dólares ou euros, em uma operação que leva somente alguns segundos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2019/k/f/V3IagpS4O2NqJv3w2cEQ/gettyimages-919509810.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2025/Q/g/AS6YklSVOC1XGmdthoBQ/e175-2.jpg?ssl=1)
Publicar comentário