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Imposto de Renda 2025: Veja quais documentos separar para enviar a enunciação a partir março

Imposto de Renda 2025: Veja quais documentos separar para enviar a enunciação a partir março

Imposto de Renda 2025: Veja quais documentos separar para enviar a enunciação a partir março

Imposto de Renda 2025: Veja quais documentos separar para enviar a enunciação a partir março

A enunciação do Imposto de Renda 2025, ano-calendário 2024, vai inaugurar a ser feita em março. Depois do Carnaval, a Receita Federalista vai publicar as regras e o prazo para o envio da enunciação, que deve ser de 14 de março a 30 de maio. Mas o tributário não precisa esperar o prazo de envio inaugurar para reunir os documentos necessários para fazer e enviar a enunciação.

Finalmente, é preciso ter em mãos uma papelada para fazer a enunciação do Imposto de Renda 2025 e é melhor inaugurar a juntar os documentos.

Os dados dos documentos – informes de rendimentos, recibos médicos, compra e venda de bens, entre outros – servem para a Receita Federalista cruzar informações, saber quanto você pagou de imposto ao longo do ano e verificar se houve sonegação ou não. Quanto antes você juntar os documentos, mais tempo terá para passar detrás de alguma informação que faltou.

Quem fez a enunciação de Imposto de Renda no ano pretérito deve ter uma transcrição do registro salva no computador ou uma versão impressa, que pode agilizar o preenchimento da relação de bens da enunciação.

A seguir, veja quais são os documentos necessários para declarar o Imposto de Renda 2025. Você deve zelar os papéis por no mínimo cinco anos, caso a Receita Federalista peça para você fundamentar a verdade das informações.

Quem tem dependentes na enunciação precisa informar o CPF de todos eles, inclusive das crianças. Se qualquer dos seus dependentes ainda não possui o CPF, solicite o documento em qualquer dependência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federalista ou dos Correios.

Informe de rendimento das empresas

Empresas, bancos e corretoras de investimentos tiveram até 28 de fevereiro para enviar os informes de rendimentos de 2024 pelos Correios ou por e-mail ou disponibilizá-lo pela internet ou por aplicativo.

O informe de rendimentos da empresa mostra informações porquê rendimentos tributáveis (salários, por exemplo), contribuições ao INSS e rendimentos tributáveis exclusivamente na manancial (13º salário).

Se for o caso, serão informados também o valor do IR já retido na manancial, os rendimentos isentos (porquê a venda das férias), eventuais contribuições para planos de previdência privada e despesas com planos de saúde e odontológico coletivos.

Quem foi deposto ou pediu destituição de uma empresa em 2023 também deve receber o informe de rendimentos do seu velho empregador.

Informe de rendimento de bancos e corretoras

O informe de rendimentos dos bancos e das corretoras mostra as operações e as posições financeiras de 2023, porquê valores depositados na conta e valores investidos em produtos financeiros e seus rendimentos.

Aposentados podem acessar o extrato do INSS no Portal Meu INSS ou retirar o extrato nas agências do INSS, com agendamento prévio pela internet ou no banco que recebem o mercê.

Comprovante de rendimento e pagamento de aluguéis

Quem paga ou recebe aluguéis também deve reunir documentos que detalham os valores. As imobiliárias podem fornecer esses comprovantes. Se o inquilino for pessoa física e os pagamentos foram feitos diretamente ao proprietário, sem o intermédio de imobiliárias, a comprovação junto à Receita é feita com os recibos dos depósitos bancários.

Recibos de médicos, dentistas e ensino

As despesas com médicos, dentistas e outros profissionais de saúde, exames, internações e planos de saúde podem ser deduzidas integralmente no Imposto de Renda. Separe todos os recibos, notas fiscais e boletos de despesas pagas ao longo do ano pretérito. Os papéis devem discriminar o nome do prestador, endereço, o serviço prestado, valor, CPF ou CNPJ de quem prestou o serviço, além do seu nome completo e CPF.

A Receita Federalista também aceita a dedução de despesas com escolas de ensino fundamental, médio, superior, pós-graduação ou técnico. Junte os boletos ou recibos de pagamento, que devem trazer o nome da escola e o CNPJ, além do nome do aluno.

Comprovantes de compra e venda de bens

Quem vendeu ou comprou um carruagem, imóvel ou qualquer outro muito no ano pretérito deve ter em mãos o contrato, escritura, nota fiscal ou recibo. As principais informações dos comprovantes são nome e CPF/CNPJ de quem comprou ou vendeu, se o negócio foi pago à vista, a prazo ou financiado.

No caso de financiamento, anote também o nome banco, número do contrato, o montante financiado, número e valor das prestações, além do valor de ingressão. Todos esses detalhes deverão ser descritos na enunciação de bens.

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Documentos do Imposto de Renda — Foto: Getty Images

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