×

Lula chega a evento de 45 anos do PT em meio a tensão sobre Projecto Safra

Lula chega a evento de 45 anos do PT em meio a tensão sobre Projecto Safra

Lula chega a evento de 45 anos do PT em meio a tensão sobre Projecto Safra

Lula chega a evento de 45 anos do PT em meio a tensão sobre Projecto Safra

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou por volta das 11h no segundo dia do evento de natalício de 45 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), no Rio de Janeiro. Lendo um oração, enfatizou que o incremento do PIB, a renegociação de salários supra da inflação e a retirada de 24 milhões de pessoas na fita de instabilidade cevar são alguns dos resultados construídos em seu terceiro governo com o escora da {sigla}. “Em 2026, e esse é um compromisso de honra, vamos tirar o Brasil mais uma vez do planta da míngua”, afirmou.

Lula chegou escoltado de primeira-dama, Janja. O evento tem a presença do ministro da Herdade, Fernando Haddad, o ministro-chefe da Mansão Social, Rui Costa e o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Brasil, Márcio França, entre outros.

Rui Costa nega que projecto Safra seja novidade crise para governo

Ao chegar no evento, o ministro-chefe da Mansão Social, Rui Costa, negou que a suspensão da contratação de novas linhas de crédito do Projecto Safra seja uma novidade crise para reger e afirmou que o governo procura soluções técnicas e jurídicas para prometer a ininterrupção do repasse de recursos para a lavra, diante da “dificuldade formal” em relação ao Orçamento da União.

A suspensão das novas linhas é atribuída à votação da Lei Orçamentária Anual (LOA), que ainda não foi votada no Congresso Pátrio. Ontem, durante entrevista, o ministro da Herdade, Fernando Haddad, demonstrou seu insatisfação com a morosidade da aprovação do orçamento público de 2025.

“Mal orçamento for ratificado, vamos lançar o Projecto Safra. Batemos dois recordes (em licença de crédito) e queremos o mesmo em 2025. […] mas já estamos no final de fevereiro e precisamos satisfazer a questão fiscal deste ano”, afirmou durante entrevista para o portal ICL.

Para “driblar” a morosidade do Congresso, Haddad, informou no final da tarde de ontem (21) que o governo vai editar uma medida provisória com crédito insólito de muro de R$ 4 bilhões para prometer a imediata retomada das linhas de crédito. Haddad destacou que a liberação do recurso estará dentro dos limites do busto fiscal, com se já estivesse previsto no orçamento, e foi adotada em seguida o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) informar que não haveria possibilidade de realização do Projecto Safra sem aprovação do orçamento.

O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo no Congresso, enfatizou que no atual governo o Projecto Safra foi retomado, depois de ter sido “despovoado pelo governo anterior”, e vê que “eventuais dificuldades circunstanciais vão ser corrigidas e vão ser ajustadas”.

“O Projecto Safra voltou para beneficiar todos. A grande produção agrícola, o agronegócio e, sobretudo a lavra familiar. O Projecto Safra é um dos mecanismos para o controle da inflação dos vitualhas, não é o único. Houve pico de preços de 8% de inflação de vitualhas no mês de janeiro, mas o governo anterior teve 57% de inflação no curso dos quatro anos”, sustentou.

Também estão presentes diferentes autoridades partidárias e ligadas à {sigla}, uma vez que Gleisi Hoffmann, presidente do PT, deputada federalista Benetida da Silva (PT-RJ), além de prefeitos, vereadores e de Paulo Okamotto, presidente da Instalação Perseu Abramo.

whatsapp-image-2025-02-22-at-11.05.17 Lula chega a evento de 45 anos do PT em meio a tensão sobre Projecto Safra
Natalício 45 anos PT – Rio de Janeiro — Foto: Gabriela da Cunha / Valor Investe

source

Publicar comentário