×

Lula cogita 'medidas drásticas' contra subida dos vitualhas

Lula cogita 'medidas drásticas' contra subida dos vitualhas

Lula cogita 'medidas drásticas' contra subida dos vitualhas

Lula cogita 'medidas drásticas' contra subida dos vitualhas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta sexta-feira (7), que está preocupado com a inflação dos vitualhas e que não descarta medidas mais drásticas caso as já adotadas não tenham o efeito esperado. A enunciação ocorreu em um evento para anunciar novas entregas e atos do programa Terreno da Gente, em Campo Novo, Minas Gerais.

whatsapp-image-2025-02-22-at-12.41.50 Lula cogita 'medidas drásticas' contra subida dos vitualhas
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República — Foto: Sérgio Silva / Instauração Perseu Abramo

Ontem, o governo federalista anunciou medidas para zerar impostos de importação de vários itens, porquê moca, açúcar e carnes. Também foram divulgadas iniciativas regulatórias e incentivos para a produção de itens da cesta básica no próximo Projecto Safra. O Executivo federalista também vai pedir aos governos estaduais para que o ICMS seja eliminado na comercialização desses produtos de sustento básica.

“Estamos tentando encontrar uma solução pacífica (…) Se não encontrar, vamos ter que tomar atitudes mais drásticas porque o que interessa é gerar comida barata na mesa da população”, afirmou Lula, sem especificar quais seriam as medidas.

Em meio à crise, o governo chegou a cogitar a taxação nas exportações agrícolas, o que gerou uma possante reação do setor do agronegócio. No oração, o presidente questionou se as exportações têm influência direta na inflação doméstica dos vitualhas.

Em sua fala, Lula criticou o preço do ovo e da proteína bicho. O presidente defendeu que o produtor rústico tenha lucro e fez críticas ao que chamou de “atravessadores” entre quem produz e o consumidor final. “Vamos desvendar quem é o responsável por isso”, declarou.

Teor publicado originalmente no Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico.

source

Publicar comentário