Febraban oferece mais de três milénio bolsas para capacitação de mulheres em tecnologia; veja uma vez que se inscrever
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2021/0/z/Mc6SA9RqGIEBSee50sLQ/mulher.jpg?ssl=1)
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as Confederações de Bancários (Contraf e Contec) oferecem 3.100 bolsas de estudo gratuitas para capacitar mulheres no setor de tecnologia. Ao todo, as oportunidades estão divididas em 3 milénio bolsas de iniciação em programação e outras 100 destinadas à formação em estudo de dados.
A iniciativa faz secção da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024/2026, negociada entre as entidades de trabalhadores e dos empregadores, que prevê a realização de ações para promoção e inclusão, uma vez que a isenção entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Segundo a Febraban, o treinamento tem uma vez que objetivo ampliar e gerar oportunidades para a contratação de mulheres e para evolução de curso em uma espaço onde elas ainda são minoria.
Os cursos são coordenados por dois institutos: o PrograMaria e o Laboratória.
Nos cursos coordenados pela PrograMaria, são mais de 3 milénio bolsas ao longo de 2025 e 2026, para mulheres de todas as regiões do Brasil, com prioridade para as que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
As aulas de introdução à programação terão entre 15 e 20 horas de teor, com atividades remotas, desenvolvidas em tempo real com videoaulas gravadas e exercícios de código, além de encontros para tirar dúvidas e projeto final “mão na volume”. Ao final do curso, as alunas recebem certificado. São dois cursos oferecidos e as interessadas devem optar por um na hora de participar do processo seletivo:
1. Estudo de Dados: Meus Primeiros Passos em Python
- Introdução à Estudo de Dados: fundamentos da estudo, primeiras análises com planilhas.
- Python e Jupyter Notebook: programação em Python, utilizando bibliotecas uma vez que Pandas e Numpy.
- Banco de Dados e SQL: conceitos de bancos relacionais e SQL, com ferramentas uma vez que DBeaver e SQLite.
- Visualização de Dados: geração de gráficos e dashboards com matplotlib e Looker.
- Machine Learning e Próximos Passos: noções de machine learning e dicas para os próximos passos na curso.
O curso Estudo de dados: Meus Primeiros Passos em Python receberá inscrições até 19 de março e as aulas da 1ª turma terão início em 28 de março. As inscrições são feitas pela página do curso ou diretamente pelo formulário.
2. Front-End: Minha Primeira Página Web
- Conceitos Iniciais em HTML: Estruturação de páginas web com HTML, aprendendo a fabricar cabeçalhos, parágrafos, menus, imagens e links.
- Conceitos Iniciais em CSS: Estilização de páginas com CSS, alterando textos, cores, fontes, tamanhos e organizando o layout.
- Conceitos Iniciais em JavaScript: Adicionando interatividade com JavaScript, criando funções para ações uma vez que notificações ao clicar em botões.
- Conceitos de Lógica de Programação: Compreensão de lógica de programação, utilizando estruturas uma vez que o “If” e orientações para continuar na curso.
As matrícula devem ser feitas na página do curso.
Cada curso abordará os primeiros passos práticos, capacitando as mulheres a publicar uma página web.
Para ambos, o processo seletivo está dividido em três etapas: matrícula, por meio de formulário, com envio das informações solicitadas; atividade prática, com envio de “tarefa” por e-mail, com tempo limite de até 2 horas para sua realização; e resultado por email. As selecionadas receberão as orientações via e-mail para resgate da bolsa e realização da matrícula.
Já pelo Laboratória, são 100 bolsas de estudo ofertadas. As selecionadas aprenderão a preparar e processar bases de dados, realizar análises exploratórias, fabricar dashboards e relatórios, impor técnicas de segmentação e validação de hipóteses. Também irão desenvolver a habilidade de apresentar resultados de forma clara e estratégica, contribuindo para tomadas de decisão mais assertivas.
São 6 meses de curso, com 600 horas de teor e dedicação semanal de 4 horas em tempo real e de 10 horas remotas, ao longo das 20 semanas. Os requisitos para concorrer às vagas são:
- Identificar-se uma vez que mulher e ter 18 anos ou mais;
- Ter concluído o ensino médio;
- Ter grande interesse em tecnologia e dados;
- Ter disponibilidade semanal de 4 horas presenciais, em tempo real, e 10 horas remotas, a serem realizadas de conformidade com a disponibilidade do aluno.
As interessadas devem enviar o formulário preenchido e resposta ao questionário disponível na plataforma, até o dia 14 de março. Na sequência das etapas, elas devem realizar o teste online pelas candidatas elegíveis. Depois, as candidatas aprovadas passarão por entrevista por vídeo, e, por termo, o resultado será divulgado com orientações sobre o início do curso. As informações completas, muito uma vez que a aba de matrícula, estão no link da instituição que oferece coordena o curso.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2021/0/z/Mc6SA9RqGIEBSee50sLQ/mulher.jpg)
Publicar comentário