Porquê declarar doações ou doar a restituição do Imposto de Renda
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2019/J/Y/BFQ5unRDGCWIOdhP1nJQ/taxes.jpg?ssl=1)
As doações feitas em 2024 podem descontar até 6% do imposto de renda (IR) devido na enunciação. Para quem tem valores a receber, as doações feitas no último ano podem aumentar a restituição na mesma medida. Mas essas regras só valem para contribuintes que apresentarem a enunciação no padrão completo (em vez do simplificado).
SAIBA MAIS
Porquê declarar carruagem no Imposto de Renda 2025
Porquê declarar imóvel financiado no Imposto de Renda?
Falando em boa ação, os contribuintes pessoa física têm ainda a opção de doar até 6% do totalidade do imposto a remunerar ou da sua restituição, ou 7% se sentenciar destinar o valor a projetos esportivos. E isso independe de ter feito doações no último ano ou não, trata-se de uma decisão que pode ser tomada no momento da entrega da enunciação.
Agora, a destinação do valor a ser pago ou a doação de segmento do numerário a ser recebido feita diretamente na enunciação tem limite de 3% do imposto para cada fundo.
Assim, em vez de entregar esse recurso para o Governo Federalista, que faria a distribuição para áreas sociais, com a doação no IR, o tributário acaba fazendo isso diretamente.
Porquê declarar doações no imposto de renda?
Para declarar as doações feitas no ano de 2024, basta ir ao campo “Doações Efetuadas”, registrar o nome da instituição ou projeto beneficiário, CNPJ ou CPF, código da doação e o valor doado.
O critério para validação do valor oferecido é que ele tenha sido talhado a fundos municipais, distritais, estaduais ou nacionais de apoio à moçoilo e ao jovem e de apoio aos idosos, e também a projetos de incentivo à cultura, à atividade audiovisual e aos esportes cadastrados junto ao governo.
Mas não se preocupe com contas, o programa da Receita Federalista calcula involuntariamente os limites nos casos de dedução do imposto devido ou de aumento da restituição.
- O importante é vigiar todos os comprovantes de depósitos das doações, caso seja necessário fundamentar as transações posteriormente para a Receita Federalista.
Porquê doar a restituição ou segmento do imposto devido
Quando a doação é feita na própria enunciação, isto é, com segmento do imposto devido a ou o valor a ser restituído pela Receita Federalista, é provável destinar até 6% do totalidade, da seguinte forma: no supremo 3% para os fundos da moçoilo e do jovem e até outros 3% para os fundos de apoio ao idoso.
O teto para doações a projetos desportivos e paradesportivos é maior, de até 7% do totalidade.
E o caminho para fazer a doação na enunciação do IR é simples.
- Primeiro, é preciso optar pela tributação de deduções legais na enunciação no padrão completo.
- Em seguida preencher todo o documento, na ficha “Doações Diretamente na Enunciação”, basta escolher “Párvulo e Juvenil” e/ou “Idoso” e por termo clicar em “Novo”.
- Concluído o processo de doação na enunciação do imposto de renda, é importante imprimir ou salvar o DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federalista) ou buscar os dados indicados no sistema para fazer o pagamento até a data limite para envio do IR (30 de maio deste ano).
Para cada fundo escolhido para receber a doação será gerado um DARF.
FIQUE POR DENTRO
Quando começa a entrega do Imposto de Renda 2025?
Porquê declarar ações no Imposto de Renda?
Se o saldo da enunciação é de imposto a remunerar, o montante talhado a doações será fraco desse valor. Se houver restituição, o valor de melancolia de impostos com as doações declaradas será somado ao montante que será devolvido mais atualização pela Selic (taxa básica de juros) em um dos cinco lotes do calendário apresentado pela Receita Federalista.
- Para quem resolver seguir os dois processos – de declarar os valores doados em 2023 mais fazer a doação do imposto durante o preenchimento da enunciação -, os limites não são cumulativos. Ou seja, nesses casos, o teto de melancolia sobre o valor devido à Receita Federalista o ainda é de 6% sobre o totalidade.
Vale lembrar que a enunciação só termina de ser processada quando o sistema da Receita Federalista detectar que o DARF da destinação foi pago e que não há nenhuma outra pendência.
Em ambos os casos, o tributário não paga mais nem menos impostos, somente tem a possibilidade de fazer uma boa ação com esse recurso.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2019/J/Y/BFQ5unRDGCWIOdhP1nJQ/taxes.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2020/e/t/v7WiAPQlmiYuTHQZyLdw/marcelo-dagosto.jpg?ssl=1)
Publicar comentário