×

Empréstimo consignado CLT: pode ter nome sujo?

Empréstimo consignado CLT: pode ter nome sujo?

Empréstimo consignado CLT: pode ter nome sujo?

Empréstimo consignado CLT: pode ter nome sujo?

Desde a última sexta-feira (21), trabalhadores com carteira assinada (CLT), incluindo trabalhadores rurais e domésticos, além de inscritos no Cadastro Único que estão sob a regra de proteção, podem acessar empréstimos consignados por meio do Crédito do Trabalhador, criado pelo governo federalista. Segundo o ministro do Trabalho e Tarefa, Luiz Pelágico, pessoas com restrição, o famoso “nome sujo na rossio”, também podem solicitar o crédito no programa.

O empréstimo consignado é uma modalidade em que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento do trabalhador.

Por isso, de harmonia com o gerente da pasta, o banco não poderá olhar a sua quesito, exclusivamente se o funcionário tem carteira assinada, o salário e a quesito do seu empregador, tendo em vista que a garantia do pagamento é o próprio salário do empregado.

“Não será necessário ele observar se você tem dívida extraordinária, se está com nome sujo na rossio, enfim. Você pode utilizar o empréstimo até para limpar o seu nome”, disse o ministro em entrevista ao programa A Voz do Brasil.

No entanto, explica Guilherme Baía, planejador financeiro, quem já tem empréstimo convencional pode ter a sua disponibilidade de crédito reduzida na instituição que tentar contratar, caso esse banco seja onde ele tenha o empréstimo anteriormente tomado, o que diminui o valor a ser oferecido pelo banco.

“Se eu tomei crédito no Banco A, lá eu vou ter uma disponibilidade de valor a contratar menor do que em outros bancos”, pontua.

O empréstimo consignado pode ser feito tanto pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Do dedo (CTPS Do dedo) desde a última sexta, muito uma vez que diretamente em todos os bancos credenciados a partir do dia 25 de abril.

gettyimages-144362254 Empréstimo consignado CLT: pode ter nome sujo?
Verba em reais — Foto: Getty Images

source

Publicar comentário