Tarifas podem levar a economia dos EUA ‘perigosamente perto’ de recessão, diz J.P. Morgan
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2019/D/T/cdZ6GQQtqgXpVhbiNoBw/recessao.jpg?ssl=1)
As tarifas globais anunciadas por Donald Trump podem gerar efeitos inflacionários que resultariam na queda da renda pessoal e contração nos gastos dos consumidores americanos, impacto por si só que “pode levar a economia perigosamente perto” de uma recessão, diz o J.P. Morgan.
“Isso antes de contabilizar os impactos adicionais nas exportações brutas e nos gastos com investimentos”, muito uma vez que as medidas retaliatórias por parceiros comerciais dos Estados Unidos, que conheceremos melhor nos próximos dias, escreve o economista Michael Feroli, em relatório.
Segundo ele, as tarifas podem aumentar o índice de preços de gastos com consumo (PCE) entre 1% e 1,5% nascente ano, com efeitos percebidos principalmente nos trimestres intermediários do ano. O impacto resultante no poder de compra pode levar o incremento real da renda pessoal disponível no segundo e terceiro trimestres para território negativo, e com ele o risco de que os gastos reais do consumidor também possam se contrair nesses trimestres, afirma Feroli.
“A natureza um tanto confusa das notícias, juntamente com a incerteza sobre quanto tempo essas tarifas permanecerão em vigor, deve fabricar um envolvente ainda menos amigável para gastos com investimentos”, escreve. Feroli diz ainda que as tarifas arrecadariam pouco menos de US$ 400 bilhões em receita, ou murado de 1,3% do Resultado Interno Bruto (PIB), o que seria o maior aumento de impostos desde 1968.
Teor originalmente publicado pelo Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2019/D/T/cdZ6GQQtqgXpVhbiNoBw/recessao.jpg)
                                                                                
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
Publicar comentário