×

Investimentos: melhores e piores em 2025 até agora

Investimentos: melhores e piores em 2025 até agora

Investimentos: melhores e piores em 2025 até agora

Investimentos: melhores e piores em 2025 até agora

O primeiro trimestre de 2025 passou rapidamente. O período foi marcado por inflação resistente e elevação da taxa Selic para 14,25% ao ano.

O Ibovespa, em seguida queda intensa de 10,36% em 2024, a maior desde 2021 – provocada pela suspeição em relação à situação fiscal e às incertezas externas–, apresentou movimento de recuperação, incluindo retorno dos estrangeiros.

Pesou no período o fator Donald Trump, que assumiu a presidência dos Estados Unidos, a maior economia do mundo, impondo tarifas comerciais e gerando controvérsias no envolvente econômico e político. Por sua vez, o Fed manteve a taxa básica de juros entre 4,25% e 4,50%, apontando desenvolvimento menor da economia e inflação mais elevada. A projeção para a inflação oriente ano foi revisada de 2,5% para 2,7%, enquanto a previsão para expansão do Resultado Interno Bruto (PIB) caiu de 2,1%, para 1,7%.

Usando a funcionalidade Melhores Aplicações do Valor One, novidade plataforma do Valor para ajudar investidores a tomarem melhores decisões e controlar carteiras, revelamos os investimentos “campeões e perdedores” do primeiro tri. É um balanço do que aconteceu.

Renda fixa: Tesouro na frente

Os títulos do Tesouro assumiram a liderança. Nos primeiros três meses do ano, o IRF-M, formado por títulos públicos prefixados, teve subida de 4,63%, a maior rentabilidade.

Outro destaque positivo foi o IMA-B 5+, formado por títulos do Tesouro indexados à inflação medida pelo IPCA, com vencimento igual ou supra de cinco anos, que avançou 3,70%.

Enquanto isso, a poupança teve o menor desempenho, de exclusivamente 1,92% no primeiro trimestre.

one-1 Investimentos: melhores e piores em 2025 até agora
Valor One: melhores e piores em 2025 até agora — Foto: Valor One

Altos e baixos da renda variável: IMOB vencedor

O IMOB, índice de desempenho das ações de companhias do setor imobiliário e construção social, foi o vencedor, entregando retorno de 17,57% no primeiro trimestre. Segundo analistas, entre os motivos dessa performance está a expansão nos segmentos de média e subida renda, assim porquê novidades no Programa Minha Lar Minha Vida. O governo federalista está ampliando os recursos do programa e deverá transpor a Filete 4 para famílias com renda entre R$ 8 milénio e R$ 12 milénio. Somado a isso, algumas companhias reportaram desenvolvimento nas receitas e lucros nos balanços do 4T24, divulgados no período.

O ouro subiu 10,75% de janeiro a março. Com foco em proteção, esse ativo vem batendo sucessivos recordes de preços.

Já o Bitcoin foi o perdedor, acumulando uma queda expressiva em reais, de 19,49%.

one-2 Investimentos: melhores e piores em 2025 até agora
Valor One: melhores e piores em 2025 até agora — Foto: Valor One

Cenário internacional: Brasil e emergentes em destaque

O MSCI Brasil, que acompanha o desempenho médias e grandes empresas do mercado brasiliano (cobrindo 85% do universo de ações brasileiras), subiu 12,45% no primeiro trimestre. Por sua vez, o MSCI Emergentes andou 2,41% no período.

Outro destaque positivo foi Stoxx Europe 600, formado por empresas do mercado europeu, que avançou 5,18%.

No campo negativo, o Nikkei 225 afundou 10,72% e o Nasdaq Composite recuou 10,42%.

one-3 Investimentos: melhores e piores em 2025 até agora
Valor One: melhores e piores em 2025 até agora — Foto: Valor One

Essas informações contribuem para melhores decisões e diversificação dos investimentos.

Utilizando o Valor One, é provável monitorar os desempenhos dos principais ativos do mercado a cada mês, no reunido do ano e em 12 meses.

Acesse a plataforma pelo computador, celular ou tablet, basta se cadastrar e escolher o seu projecto. O quadro Melhores Aplicações está disponível a partir do pacote Valor One Basic.

source

Publicar comentário