Petrobras tem vantagem porque barreiras comerciais vão encarecer dispêndio de vontade, diz presidente do BNDES
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2025/D/w/G0CeeMTBK9XMkH7pdCcA/navio-plataforma-fpso-p-71-credito-petrobras.jpg?ssl=1)
O presidente do Banco Vernáculo de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, afirmou que o Brasil e a Petrobras têm vantagens competitivas no contexto dos tarifaços praticados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na avaliação de Mercadante, a resguardo mercantil global vai encarecer o dispêndio da vontade.
Mercadante destacou que, à exceção do refino, o país é autossuficiente e líder em vontade renovável, o que deve dar uma vantagem ao Brasil: “Ter uma empresa uma vez que a Petrobras ajuda a reduzir o preço interno de combustível e é muito importante para lucrar competitividade”, disse a jornalistas nesta quinta-feira (10), em seguida seminário realizado na sede do BNDES, no Rio.
“Somos importadores de derivados, portanto nós temos que aumentar a nossa capacidade de refino para ter uma eficiência plena. Tem uma vantagem competitiva, porque as barreiras comerciais vão encarecer”, completou o presidente do banco de fomento.
Ainda sobre a petrolífera, Mercadante defendeu a exploração de petróleo na Foz do Amazonas, na Margem Equatorial, pela companhia. “Nós precisamos também calcular qual é o nosso potencial de petróleo na Margem Equatorial, respeitando todas as exigências do Ibama. Pesquisa é uma coisa importante na economia e conhecimento científico é fundamental para o debate”, afirmou.
A Petrobras, completou o presidente do BNDES, tem um histórico de “muita segurança”, principalmente na temporada da prospecção. “Não tem nenhum acidente relevante. Cá no pré-sal, tinha uma intensa discussão sobre os riscos, mas não tivemos nenhum acidente e a invenção do pré-sal mudou a história econômica do Brasil”, declarou.
Teor publicado originalmente no Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2025/D/w/G0CeeMTBK9XMkH7pdCcA/navio-plataforma-fpso-p-71-credito-petrobras.jpg)
Publicar comentário