As recomendações para investir na renda fixa lá fora pós-tarifaço
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2023/v/m/iiuQD4TiWi2FtD6acEAg/gettyimages-1386414631.jpg?ssl=1)
Há algumas semanas, havia um vislumbre de esperança de que as propostas tarifárias de Trump pudessem ser administráveis tanto para os EUA quanto para a economia global. Mas, posteriormente o choque do tarifaço, a incerteza do mercado financeiro global disparou, já que as tarifas anunciadas foram mais agressivas do que o previsto, obscurecendo previsões econômicas.
As taxas abalaram o mercado global de crédito, pois representam uma prenúncio significativa à lucratividade das empresas. No entanto, a gestora Western acredita que o mercado ainda pode prosperar em um envolvente de incremento ordinário ou em desaceleração, desde que as empresas permaneçam focadas em gerar fluxo de caixa livre e reduzir a dívida.
Dada a maior verosimilhança de aumento da inflação, juntamente com os crescentes temores de recessão e estagflação, a gestora Western favorece posições nos EUA que se concentrem em títulos com vencimento em prazos mais curtos, geralmente até dois anos.
Em termos de posicionamento setorial, a gestora aumentou cautelosamente a exposição a títulos corporativos de subida qualidade e basta rendimento e a diversos títulos corporativos com proporção de investimento, enquanto se manteve em mercados emergentes.
Assim porquê o Federalista Reserve (Fed), permanece vigilante devido às imprevisíveis decisões de política interna e externa vindas da Mansão Branca.
Veja inferior a visão da gestora para cada classe de ativo:
Títulos de basta rendimento (high yield)
A rentabilidade dos títulos de basta rendimento (high yield) em relação aos títulos públicos aumentou desde meados de fevereiro, mas a gestora continua esperançoso de que os sólidos fundamentos do crédito evitarão quedas significativas nas avaliações.
“Não prevemos um aumento sumarento nas taxas de inadimplência no pequeno prazo, dados os atuais perfis de alavancagem das empresas e a escassez de vencimentos iminentes”.
A menos que ocorra uma recessão, a Western vê o atual nível de rendimentos porquê um ponto de ingressão sedutor para aumentar a exposição a emissores selecionados de subida qualidade. No entanto, alertam que alguns setores exigem cautela, porquê produtos de consumo, varejo e construção social.
Títulos com proporção de Investimento (high grade)
Os títulos de renda fixa privados com proporção de investimento (high grade) começaram o ano com força, com a demanda por eles acompanhando a oferta robusta — uma tendência que deve continuar devido aos rendimentos atrativos no mercado de juros.
Embora os rendimentos em setores cíclicos tenham reagido negativamente às tarifas mais recentes de Trump, o aumento dos rendimentos dos títulos high grade comparados ao dos títulos públicos foi moderado. A Western aponta que está adicionando posições durante períodos de fraqueza e se concentrando em setores e emissores mais protegidos de tarifas, muito porquê em emissores de subida qualidade que apresentam aumento de rendimentos.
Com relação a títulos de países emergentes o desempenho tem sido relativamente firme. Embora a gestora preveja alguma volatilidade no pequeno prazo, acredita que a incerteza tarifária criará oportunidades atraentes nesta classe de ativos.
“Continuamos a manter exposições e a encontrar valor em novas emissões. As empresas desses mercados continuam sendo uma participação importante, beneficiando-se de políticas financeiras conservadoras. No entanto, adotamos uma abordagem mais cautelosa devido à incerteza em torno das tarifas de Trump”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2023/v/m/iiuQD4TiWi2FtD6acEAg/gettyimages-1386414631.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2023/o/E/KT3ReVRIuHwsTu2YY4Ig/gettyimages-866536292.jpg?ssl=1)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2023/9/T/MTmMEhRFeBZs0PqdZcpg/gettyimages-498550719.jpg?ssl=1)
Publicar comentário