Bolsas de NY caem até 2,8% na semana com escalada da guerra mercantil entre EUA e China
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2023/1/5/RBoa6dR3Aqoht2Ikm46w/gettyimages-1356191094.jpg?ssl=1)
A semana começou muito, com o presidente Donald Trump isentando eletrônicos chineses de tarifas, o que beneficiou a Apple (APPL; Nasdaq). Mas logo a guerra mercantil entre Estados Unidos e China voltou a lucrar força. Sem um contrato à vista, as bolsas americanas caíram até 2,8%.
Por um lado, a China suspendeu pedidos de aeronaves da americana Boeing (BA; Nyse), o que desvalorizou o papel. De outro, o papel da Nvidia (NVDA; Nasdaq) afundou 10% em um único pregão, abatida por restrições dos EUA ao envio de seus chips para o país asiático. A trabalhador de semicondutores para aplicações de lucidez sintético projetou prejuízo de US$ 5,5 bilhões em encargos e licenças.
No último pregão da semana, os índices de ações dos Estados Unidos caíam em seguida ameaças do presidente americano Donald Trump ao presidente do banco médio americano (Federalista Reserve, o Fed), Jerome Powell. Trump disse que o dirigente da poder monetária precisa diminuir os juros e que ‘passou da hora’ dele transpor do função.
Mas, ao longo da tarde, passaram a lucrar fôlego e subir em seguida comentários otimistas do governo indicarem progresso em direção a um contrato mercantil com o Japão e o México. Mas o impulso não foi suficiente: exclusivamente o indicador das maiores empresas americanas, o S&P 500, encerrou o pregão no azul.
Ao final dos negócios o índice que concentra ações de tecnologia, o da bolsa Nasdaq, caía 0,13%, para 16.286 pontos, enquanto o índice mais ligado à velha economia, o Dow Jones, recuava 1,33%. , para 39.142 pontos. Já o S&P 500, que reúne as principais ações americanas, avançava 0,13%, aos 5.282 pontos. Na semana, os índices caíram 2,47%, 2,79% e 1,43%, respectivamente.
O Dow Jones caiu firme sob o peso da ação da UnitedHealth, que afundou 22,38%. A maior operadora de planos de saúde do país registrou lucro menor do que o esperado por analistas e revisou seu lucro para o ano para inferior.
Scott Bessent, secretário do Tesouro americano, apontou, em uma publicação na rede social X, que está feliz que as discussões sobre transacção estejam progredindo em uma direção altamente satisfatória em seguida encontro com representante do transacção nipónico. Já Trump disse ter tido uma “conversa muito produtiva” com a presidente do México, Claudia Sheinbaum.
Mais cedo, o presidente disse, em sua rede social, a Truth, que o dirigente da poder monetária americana, Jerome Powell, está “sempre procrastinado e inexacto”. O post de Trump foi uma retaliação ao oração de Powell ontem, no qual ele destacou preocupações com o impacto das mudanças na política mercantil americana sobre a inflação e o propagação nos EUA e voltou a expor que não há pressa para mexer nas taxas de juros americanas.
Hoje foi divulgado que os pedidos iniciais de seguro-desemprego nos Estados Unidos somaram 215 milénio na semana encerrada no dia 12 de abril. O resultado representou uma desaceleração sobre a leitura da semana anterior, que foi de 223 milénio e foi revisada para 224 milénio no proclamação de hoje, e ficou inferior da expectativa dos analistas, que apontava para 225 milénio novos pedidos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2023/1/5/RBoa6dR3Aqoht2Ikm46w/gettyimages-1356191094.jpg)
                                                                                
                                    
                                    
                                    
                                    
Publicar comentário