×

Juros na Europa e temores com próximos passos do tarifaço mexem com a bolsa

Juros na Europa e temores com próximos passos do tarifaço mexem com a bolsa

Juros na Europa e temores com próximos passos do tarifaço mexem com a bolsa

Juros na Europa e temores com próximos passos do tarifaço mexem com a bolsa

Em tempos “normais” um feriado prolongado que fecha o mercado por quatro dias animaria os investidores. Em períodos de guerra mercantil (principalmente com Donald Trump porquê capitão), uma folga tão grande assusta. Enfim, não se sabe muito o que pode sobrevir nos próximos dias. Hoje (17), além dos desdobramentos do tarifaço, está no radar a decisão de juros do Banco Mediano Europeu (BCE), que acontece às 9h15 de Brasília.

Tensão pré-feriado com o tarifaço

Ontem (16), uma “trapalhada comunicativa” mexeu com os mercados. Os investidores acreditaram em uma subida na tarifa dos Estados Unidos contra a China, que agora chegaria a 245%. Mas, segundo o governo americano, o número não era uma novidade, ele unicamente incluía os 125% já anunciados da tarifa recíproca, mais 20% da tarifa relacionada à política de coibir a ingresso do fentanil, mais as taxas entre 7,5% e 100% sob a seção 301 de bens específicos.

De quebra, ainda teve a questão tecnológica, que fez as ações da Nvidia, uma das queridinhas do mercado atualmente, despencar. Tudo isso por conta da restrição imposta pelo governo dos Estados Unidos à exportação do chip padrão H20 para a China. O temor é que a medida prejudique significativamente os negócios da empresa.

Agora, os mercados aguardam com cautela o que deve vir daqui em diante.

Decisão monetária na Europa

O Banco Mediano Europeu (BCE) anuncia, às 9h15 de Brasília, sua decisão de política monetária. Atualmente, a taxa de renda está em 2,65% e a expectativa é de queda para 2,4%.

Às 9h45, a presidente do BCE, Christine Lagarde, concede entrevista coletiva à prensa para comentar a medida.

É válido lembrar que quando os juros caem em países desenvolvidos, os investidores podem buscar alternativas que ofereçam maior rentabilidade, mesmo que isso inclua um pouco mais de risco. Assim, mercados porquê o brasiliano podem concluir sendo um rumo. O problema é que, oferecido o cenário atual, zero é muito manifesto.

E teve falas do Fed ontem

Trocando em miúdos: a inflação vai subir.

49110335133-8c5c5a4856-k Juros na Europa e temores com próximos passos do tarifaço mexem com a bolsa
Christine Lagarde — Foto: Martin Lamberts/European Mediano Bank 2019

source

Publicar comentário