×

Marketplaces superam buscadores uma vez que principal manadeira de pesquisa, aponta pesquisa

Marketplaces superam buscadores uma vez que principal manadeira de pesquisa, aponta pesquisa

Marketplaces superam buscadores uma vez que principal manadeira de pesquisa, aponta pesquisa

Marketplaces superam buscadores uma vez que principal manadeira de pesquisa, aponta pesquisa

Pela primeira vez, os marketplaces superaram os buscadores uma vez que principal manadeira de pesquisa antes da realização de uma compra. De tratado com a novidade edição da pesquisa Commerce, 54% dos entrevistados afirmaram preferir sites uma vez que Amazon, Magazine Luiza e Mercado Livre para iniciar uma procura por produtos, um aumento de 4 pontos percentuais nos últimos quatro anos.

Em contraste, os buscadores, uma vez que Google, Bing e Yahoo, passaram a ocupar a segunda posição, com 52% das respostas, queda de cinco pontos no mesmo período.

A pesquisa foi realizada pela MRM Brasil, escritório de tecnologia e dados do McCann Worldgroup, em duas rodadas entre 2020 e 2024, com milénio consumidores em cada uma. Os resultados indicam que o comportamento de consumo on-line se tornou mais sofisticado, multicanal e traste. O celular é utilizado por 91% dos entrevistados para compras digitais, enquanto o uso do computador caiu para 53%. A smart TV, por sua vez, se destacou uma vez que um meato relevante, com 10% de utilização.

“A segunda vaga da pesquisa Commerce revelou uma crescente sofisticação no comportamento de consumo dos brasileiros, com mudanças ocorrendo em um ritmo mais vertiginoso do que a própria transformação da indústria. Um consumidor mais sazonado digitalmente percorre uma jornada muito mais complexa, com inúmeros pontos de contato para iniciar sua compra, podendo ser em marketplaces, sites de avaliação, redes sociais, entre outros”, disse o executivo-chefe da MRM Brasil, Fábio Souza.

Em relação ao perfil das categorias mais compradas pela internet, os eletrônicos continuam na liderança, com 55%. Tendência e acessórios apresentaram um aumento de 12 pontos percentuais, atingindo 53%, enquanto eletrodomésticos somam 41%. Perfumaria e cosméticos cresceram 4 pontos, alcançando 39%, mesma porcentagem registrada por mansão e decoração. Produtos de informática representam 31% e víveres e bebidas, 30%.

A pesquisa também apontou que os principais fatores para os consumidores escolherem onde comprar são uma boa experiência de compra (70%) e boas avaliações de outros consumidores (65%).

A preocupação com sustentabilidade e causas sociais também influencia, com 17% e 14%, respectivamente. Por outro lado, fatores que mais afastam os consumidores incluem desrespeito socioeconômico (61%), testes em animais (53%) e descaso com o meio envolvente (50%). A falta de reverência à volubilidade também foi um motivo de desistência para 40% dos entrevistados.

claudio-schwarz-purzlbaum-q8kr-ie6wni-unsplash Marketplaces superam buscadores uma vez que principal manadeira de pesquisa, aponta pesquisa
— Foto: Unsplash

source

Publicar comentário