Essa carteira de ações entregou 186,9% entre 2021 e 2025
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2025/h/a/7HqnYEQrAkxq2nUC36Ag/carteira-chc-long-biased.jpg?ssl=1)
Investir no mercado de ações exige conhecimento e atuação tática, pois fatores uma vez que juros, inflação, políticas fiscais e eventos globais, entre muitos outros, impactam os preços, trazendo desafios e oportunidades. Para obter retornos positivos, é principal selecionar ações de forma criteriosa, ou seja, um picking fundamentado na estudo dos ativos e nas tendências. Um exemplo positivo é a Carteira CHC Momentum Smart Beta (Long-Biased), com valorização de 186,9% entre janeiro de 2021 até o fechamento de abril deste ano – ou seja, 13,85 vezes mais que o Ibovespa, que subiu somente 13,5% no mesmo período. No amontoado de 2025, a rentabilidade dessa carteira teve retorno de 14,14% contra 12,29% do principal índice da Bolsa.
A estratégia do professor e crítico de ações Carlos Heitor Campani, PhD em Finanças, utiliza técnicas quantitativas e sistemáticas exclusivas, e está disponível no Valor One, plataforma “one stop shop” do Valor, que reúne ferramentas, cotações, notícias e recomendações de analistas certificados para investidores. O algoritmo que ele desenvolveu depois de muitos anos de estudos e pesquisas, faz a triagem de ações com maiores potenciais de ganhos entre os século papéis que compõem o IBrX 100. “É uma estratégia quantitativa Long-Biased, baseada em um programa com lucidez sintético, que analisa os dados do mercado e define quais ativos comprar ou vender, pois tem uma fração da carteira vendida a desvelado”, explica Campani.
Segundo o professor, o portfólio procura captar o “fator momentum”, definido uma vez que a tendência de ações com bons desempenhos recentes manterem performance positiva no porvir próximo, enquanto a segmento vendida a desvelado visa amplificar a rentabilidade nesse mesmo concepção, ao vender papéis com tendências negativas de pequeno prazo.
Em linhas gerais, uma posição vendida significa que o investidor vende determinada ação que ele não possui, apostando na queda do preço. Para isso, é preciso alugar o papel para vendê-lo no mercado e, depois, recomprá-lo a um preço menor, ganhando com a diferença.
A Carteira CHC Momentum Smart Beta (Long-Biased) tem objetivo de gerar retornos supra do Ibovespa no médio e longo prazo. “Seu risco de mercado, tende a ser um pouco superior ao do Ibovespa devido à alavancagem da posição vendida a desvelado, mas essa volatilidade acaba atuando em prol da rentabilidade no longo prazo”, diz o professor, que também é crítico CNPI e diretor acadêmico da Iluminus – Ateneu de Finanças.
A alocação da carteira é redefinida mensalmente. Portanto, o investidor interessado tem que montar a sua posição no primeiro dia útil de cada mês.
No Valor One, consta o gráfico comparativo da rentabilidade da Carteira CHC Momentum Smart Beta (Long-Biased) em relação ao Ibovespa e os ETFs Morning Star Target Momentum e S&P/B3 Momentum, ambos com foco no fator momentum do mercado de ações brasílio.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2025/h/a/7HqnYEQrAkxq2nUC36Ag/carteira-chc-long-biased.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2025/u/r/lTMBPBTTm6xOaRxHnVoQ/carteira-chc-long-biased-quadro-de-rentabilidade.jpg)
👀Quais são as ações selecionadas?
Para serenar um pouco a curiosidade, vamos listar quais são as principais ações na Carteira CHC Momentum Smart Beta (Long-Biased) referente ao mês de maio. No totalidade, foram escolhidos 27 papéis com diferentes pesos no portfólio.
As seis ações com maiores participações na posição comprada da carteira são: Sabesp (SBSP3), Hypera (HYPE3), Totvs (TOTS3), JBS (JBSS3), Carrefour Brasil (CRFB3) e Marfrig (MRFG3).
Já as seis ações com maiores fatias na posição vendida são: PetroReconcavo (RECV3), Braskem (BRKM5), Natureza &Co (NTCO3), Petrobras (PETR4), Prio (PRIO3) e Azul (AZUL4).
De convenção com o professor Carlos Heitor Campani, essa estratégia é direcionada aos investidores com perfil arrojado.
Para saber mais, a estratégia completa Carteira CHC Momentum Smart Beta (Long-Biased) está disponível no projecto Avançado do Valor One. Para encontrá-la, o usuário deve entrar na instrumento que reúne relatórios de análises de bancos, corretoras e analistas independentes. A cada início de mês há uma novidade atualização.
No entanto, há outras carteiras do professor Campani disponíveis desde o projecto Essencial. Ou por outra, a versão gratuita do Valor One traz a Carteira Valor, que é um compilado de recomendações de bancos e corretoras, que também ajudam nas análises e tomada de decisão de investimentos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2021/z/a/l3zOMJQ0W7cnWBxhAVxw/gettyimages-531476833.jpg?ssl=1)
Publicar comentário