×

Consignado para CLT: portabilidade de crédito começa a valer; saiba fazer

Consignado para CLT: portabilidade de crédito começa a valer; saiba fazer

Consignado para CLT: portabilidade de crédito começa a valer; saiba fazer

Consignado para CLT: portabilidade de crédito começa a valer; saiba fazer

O Ministério do Trabalho divulgou hoje (16) as orientações para quem tem empréstimo de consignado ou um crédito pessoal e quer pedir portabilidade da dívida por meio do programa batizado de Crédito do Trabalhador.

A portabilidade permite que o trabalhador migre a sua dívida antiga para uma instituição financeira habilitada pelo programa que ofereça taxas de juros mais baixas. Quando o trabalhador migra para o crédito do trabalhador, ele maquinalmente quita a dívida antiga, fazendo um novo empréstimo, explica a pasta.

No entanto, o trabalhador terá que procurar o banco pois a troca de instituição não poderá ser feita ainda pela Carteira do Trabalho Do dedo.

No dia 6 de julho, poderá ocorrer a troca de dívida de todos os empréstimos do Crédito do Trabalhador.

Disponível desde 21 de março pela carteira de trabalho do dedo, o programa Crédito do Trabalhador permite ao trabalhador utilizar porquê garantia até 10% do saldo do FGTS e 100% da multa rescisória em caso de destituição. No caso de desligamento, o desconto das parcelas restantes será aplicado sobre as verbas rescisórias, observado o limite lícito.

O crédito está disponível pelos canais eletrônicos dos bancos desde de 25 de abril.

De concordância com balanço do Ministério do Trabalho, as instituições financeiras emprestaram R$ 11,3 bilhões as trabalhadores com carteira assinada do setor privado por meio dessa novidade risco de crédito até esta quinta-feira (15).

Porquê fazer a simulação do empréstimo consignado para CLT?

  1. Baixe o app da CTPS Do dedo;
  2. Faça login com a conta Gov.br;
  3. Selecione “Crédito do Trabalhador”;
  4. Clique em Ir para empréstimo;
  5. Clique em faça uma simulação;
  6. Informe o valor do empréstimo e parcelas que deseja contratar;
  7. Confira a simulação do valor, parcelas, totalidade a ser pago, e taxa de juros. Nessa página da simulação, a taxa de juros informada é a taxa média usual do consignado.

Depois, caso queira seguir com o processo, basta clicar em “concordo compartilhar meus dados trabalhistas e financeiros com as instituições”, esperar as propostas dos bancos e selecionar a mais vantajosa. A contratação é finalizada pelo conduto do banco, mas pode ser acompanhada pelo app da Carteira Do dedo.

Segundo o ministro do Trabalho e Tarefa, Luiz Marítimo, pessoas com restrição, o famoso “nome sujo”, também podem solicitar o crédito, desde que trabalhem de carteira assinada. De concordância com ele, o banco não poderá olhar a sua requisito, unicamente se o funcionário tem carteira assinada, o salário e a requisito do seu empregador.

“A sua garantia é o seu salário, é a sua folha de pagamento. Portanto, não será necessário ele observar se você tem dívida extraordinária, se está com nome sujo na rossio, enfim. Você pode utilizar o empréstimo até para limpar o seu nome”, disse o ministro em entrevista ao programa A Voz do Brasil.

O que é vínculo trabalhista elegível?

O vínculo trabalhista elegível é a regra para que um trabalhador tenha recta ao crédito. Segundo a portaria, podem solicitar o empréstimo trabalhadores que atuem por meio da CLT e:

  • Tenham pelo menos 12 meses de vínculo empregatício com a mesma empresa;
  • Possuam saldo no FGTS;
  • Tenham margem consignável disponível.

Quem já tem empréstimo consignado pode fazer outro?

Quem já aproveitou o empréstimo consignado no programa Crédito do Trabalhador não pode contratar outro até liquidar o primeiro, ou seja, finalizar o pagamento do atual saldo devedor.

O trabalhador que tiver Crédito Direto ao Consumidor (CDC) deve procurar uma instituição financeira habilitada, caso queira fazer a transmigração para o Crédito Trabalhador.

Porquê checar os empréstimos que tenho?

Segundo Baía, os trabalhadores podem usar a utensílio Registrato, do Banco Médio, para checar onde tem operações de crédito contratadas. Ou por outra, na utensílio é provável monitorar também contas abertas e se a pessoa foi vítima de qualquer empréstimo indevido, por exemplo.

emprestimo Consignado para CLT: portabilidade de crédito começa a valer; saiba fazer
— Foto: Escritório Brasil/EBC

source

Publicar comentário