Orçamento, planejamento e gastos
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A instrução financeira é um tema que tem ficado cada vez mais em evidência no Brasil. Hoje, diversas redes estaduais de ensino já disponibilizam a disciplina porquê uma material eletiva para os seus alunos, no contextura das exigências estabelecidas pela base pátrio generalidade curricular. Muitas escolas privadas também oferecem o programa.
Para estimular o interesse sobre o tema, a Secretaria do Tesouro Vernáculo, em conjunto com a B3 e com o esteio no Ministério da Ensino, promove a Olimpíada do Tesouro Direto de Ensino Financeira (Olitef). No ano pretérito, a prova foi feita por 546 milénio alunos de 5.681 escolas.
A maior olimpíada do conhecimento no Brasil é a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que existe desde 2005. Neste ano, mais de 18 milhões de alunos de 57 milénio escolas estão inscritos para fazer as provas no dia 3 de junho. Os organizadores da Olitef usam a OBMEP porquê parâmetro de referência.
A noção mais importante de instrução financeira é estabelecer um orçamento para poder planejar os gastos, de harmonia com o fluxo de receitas.
Desde o Projecto Real de 1994, que conseguiu definitivamente ultimar com a hiperinflação brasileira e estabilizar o valor da moeda, o planejamento financeiro passou a ser conseguível para todos os brasileiros. Antes disso, somente pessoas muito muito preparadas, com aproximação a informações e produtos financeiros sofisticados, podiam se organizar. Para a maioria da população, planejamento financeiro era comprar o que fosse verosímil.
No entanto, o país convive há muito tempo com dois principais problemas financeiros. O rendimento é excessivamente cume e o Brasil tem uma elevada desigualdade de renda e, consequentemente, social. O roupa de a instrução financeira ser discutida nas escolas é importante para que esses dois problemas sejam efetivamente enfrentados.
Temas de instrução financeira
Além de engajar os estudantes com conceitos matemáticos que serão úteis em qualquer curso profissional que almejem, as questões das provas da Olitef procuram dar uma base de raciocínio para resolver problemas práticos. Noções envolvendo o valor do verba ao longo do tempo, escolhas entre o consumo subitâneo ou no porvir e o reconhecimento dos estímulos para poupar ou gastar são abordados nos materiais didáticos.
Na prática, por exemplo, um jovem de classe subida pode aprender a poupar uma secção da mesada que recebe e investir o verba que sobrou em diversas aplicações financeiras. O jovem de classe mais baixa pode saber os fundamentos para ajudar a família na gestão financeira de um pequeno negócio.
Independentemente dos exemplos práticos, a instrução financeira é importante para que os alunos possam entender as consequências das decisões certas e erradas. E o noção tem aplicações tanto no contextura individual quanto coletivo.
Se o investimento for sempre pensado porquê uma aposta para lucrar o sumo no prazo mais limitado verosímil, a chance de perder tudo aumenta consideravelmente. Em contrapartida, se alguém resolve financiar uma compra usando linhas do crédito rotativo do cartão de crédito, irá contrair uma dívida que em pouco tempo pode se tornar impagável.
As noções de risco e retorno também ajudam nas decisões importantes ao logo das várias fases da vida. Um exemplo é porquê resolver se é melhor admitir um serviço subitâneo ou investir mais tempo na formação escolar.
Um ponto importante é aproximar as matérias estudadas no currículo da Olitef com as abordagens sociais. Isso aumentaria o escopo das discussões sobre instrução financeira.
Considere a discussão sobre a forma de financiamento da previdência social. Se a taxa para a previdência for subalterno aos benefícios esperados, a conta não irá fechar no porvir.
É verosímil discutir com os alunos se é melhor uma previdência pública, em que todos contribuam, ou uma previdência privada na qual somente aqueles que façam um esforço de poupança consigam se reformar.
A partir dessas discussões pode permanecer evidente que o meandro de verba da aposentadoria de milhares de pessoas com descontos irregulares não é admissível. Tampouco a má gestão do verba de fundos de pensão por meio de investimentos irregulares.
Ou, ainda, se é razoável que a legislação obrigue que investidores institucionais apliquem uma parcela mínima de suas reservas em operações potencialmente pouco rentáveis, somente para estimular qualquer setor econômico.
Ensino financeira é fundamental para capacitar os mais jovens e estimular discussões mais profundas sobre os diversos caminhos para o desenvolvimento do Brasil.
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