×

Dólar sobe pressionado por questão fiscal no Brasil

Dólar sobe pressionado por questão fiscal no Brasil

Dólar sobe pressionado por questão fiscal no Brasil

Dólar sobe pressionado por questão fiscal no Brasil

As informações foram divulgadas no Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias do segundo semestre de 2025 divulgado na tarde desta quinta. Em seguida a divulgação, o ministro da Herdade, Fernando Haddad, e a ministra do Planejamento, Simone Tebet, explicaram as mudanças no orçamento e a moeda, que caiu durante segmento da sessão, passou a subir.

O mercado também monitora a notícia sobre elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), imposto que incide sobre diversas transações financeiras, com alíquota variando a depender do tipo de operação. O ministro Haddad negou que se trataria de IOF sobre dividendos no exterior.

Segundo Thiago Avallone, técnico em câmbio da Manchester Investimentos, via de regra, a maior segmento das operações contam com alíquota de 0,38% sobre pagamento de serviço no exterior e sobre recebimento de serviço do exterior para o Brasil.

“Quando você faz compras, por exemplo, no cartão de crédito, essa alíquota já vai para 4,38% de IOF. Quando você faz remessas de mesma titularidade ou uma conta de pessoa física no Brasil para uma conta de pessoa física no exterior de mesma titularidade a alíquota sobe para 1,1%”, explica Thiago Avallone, técnico em câmbio da Manchester Investimentos

No início da sessão, a moeda norte-americana caía impactada por questões fiscais nos Estados Unidos, com incertezas em torno da trajetória da dívida pública americana depois o projeto sobre cortes de impostos propostos por Donald Trump ser validado na Câmara.

O texto do projeto agora segue para o Senado. No entanto, a expectativa é pela não aprovação. “Vários senadores republicanos já declararam que exigirão mudanças significativas antes de votar em prol”, diz a estudo Alexandre Mathias e Luciano Costa, estrategista-chefe e economista-chefe respectivamente da Monte Insubmisso Corretora.

“A legislação acrescentará muro de US$3,8 trilhões nos próximos 10 anos à dívida de US$36,2 trilhões do governo federalista na próxima dez, de convénio com o Escritório de Orçamento do Congresso. Isso deve aumentar o déficit, pressionar a inflação e está pressionando o mercado de títulos”, diz o relatório da corretora.

whatsapp-image-2025-05-13-at-15.13.05 Dólar sobe pressionado por questão fiscal no Brasil
Cédula de dólar sendo triturada — Foto: Getty Images

source

Publicar comentário