Veja a lista de investimentos que fizeram o investidor sorrir aliviado em maio
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2019/9/e/pBiMdvQSayaXBuksqV5Q/gettyimages-635978254.jpg?ssl=1)
Leia também: Para ver outras recomendações e o consenso dos analistas sobre as ações acesse o Valor One
Na renda variável, a renovação da máxima histórica do Bitcoin ajudou a manter a primeira e maior criptomoeda em valor de mercado porquê o ativo de maior valorização mensal (11,67%). O envolvente regulatório mais favorável nos Estados Unidos, com a resguardo da aprovação do Genius Act, projeto de lei que visa regulamentar stablecoins, estimula a concentração por instituições, diz Valter Rebelo, responsável pela espaço de criptoativos da Empiricus.
Felipe Amoedo, crítico de ETFs e criptoativos da HMC Capital, destaca que a conferência Bitcoin 2025, realizada nesta semana, pela primeira vez teve a participação de um vice-presidente dos EUA em tirocínio, sinalizando uma mudança de postura no mais elevado escalão da política norte-americana em relação às criptomoedas.
O vice-presidente defendeu francamente o Bitcoin porquê uma utensílio de proteção econômica e porquê símbolo de liberdade individual, dizendo que o Bitcoin é uma inovação genuína e que serve porquê uma proteção contra políticas econômicas ruins e contra instituições privadas que impõem discriminações com base em crenças políticas, numa sátira direta ao sistema financeiro tradicional e às big techs.
Os analistas do Citi acreditam que um envolvente regulatório mais evidente nos contribuirá para movimentos de preço mais independentes no setor cripto (o caráter especulativo das criptomoedas faz com que, em momentos de aversão ao risco, elas apresentem maior reciprocidade com ativos de risco).
Nos fundos negociados em bolsa (ETFs) de bitcoin à vista que operam nas bolsas americanas, foi registrado ontem um saldo líquido negativo de US$ 346,8 milhões, interrompendo uma sequência de dez pregões com ingressão de capital. Para alguns analistas, o movimento dos ETFs reforça a tese de que o Bitcoin pode estar ganhando espaço porquê opção ao ouro em estratégias de proteção.
Na ponta oposta, o ouro só valorizou 0,27%, em um mês volátil e marcado por forças alternadas de espeque e pressão.
O economista John Plassard, da Mirabaud, gestora suíça que atua no Brasil porquê multifamily office, explica que do ponto de vista técnico, o ouro rompeu uma temporada prolongada de consolidação, atingindo recordes históricos em várias moedas, incluindo o franco suíço e o dólar australiano.
Entre os fatores que fizeram os preços chegarem próximos às máximas históricas no início do mês estão a instabilidade geopolítica no Oriente Médio e as tensões persistentes no Líbano e em Gaza. Além da procura dos investidores por ativos de proteção, os bancos centrais seguiram com compras líquidas de ouro, “reforçando a relevância estratégica do metal nas reservas oficiais”, comenta Plassard, da Mirabaud.
Apesar desses sinais positivos, a tendência de subida perdeu força na segunda metade de maio, com a redução da percepção de risco mercantil, posteriormente uma decisão judicial nos Estados Unidos ordenar que o presidente Trump excedeu sua poder ao impor tarifas globais recíprocas.
“Isso aliviou os temores de uma escalada nas tensões comerciais globais, reduzindo a demanda por ativos defensivos porquê o ouro. Paralelamente, o Federalista Reserve adotou uma postura de cautela, sinalizando segurança nas taxas de juros diante de dados conflitantes sobre inflação e tarefa. Essa posição neutra limitou temporariamente o potencial de valorização de ativos sem renda, porquê o ouro. Ainda assim, os fundamentos estruturais de longo prazo permanecem sólidos”, detalha.
Por cá, na bolsa brasileira, o melhor desempenho foi do IMOB (índice que mede o desempenho das ações de empresas imobiliárias e de construção social listadas), com progresso de 7,18%.
Ao final da temporada de balanço, o setor se destacou positivamente. A XP observa que as construtoras de média/subida renda, porquê Cyrela, EZTec, e Lavvi e Moura Dubeux, demonstraram resiliência apesar das condições de financiamento mais restritas e do envolvente macroeconômico provocador.
Na sequência, aparece o Índice Small Cap (que reúne as empresas de pequena capitalização, em universal até 10 bilhões, ou seja, menor valor de negociação no mercado financeiro). A Genial Investimentos observa que as ações dessas companhias estão sendo negociadas a um dos maiores desvios entre preço e valor dos últimos anos. “Esse desconto reforça o potencial dessas empresas em um cenário de melhora global e reavaliação do dispêndio de risco no Brasil”, cita.
O principal índice acionário, Ibovespa, ficou muito aquém, com progresso de 1,45%.
“Foi um mês mais tranquilo com a série de progresso nas negociações para se chegar a um consonância entre Estados Unidos e outros países, porquê China, Reino Unificado, Índia e União Europeia. E em paralelo, os investidores reagiram muito aos balanços das empresas brasileiras. Mesmo com muita empresa mostrando que 2025 vai ser um ano muito pior do que esperavam, porquê é o caso de Banco do Brasil, no universal foi um mês que o Brasil deu motivos para o investidor permanecer otimista com renda variável”, pontua Gustavo Cruz, estrategista-chefe da RB Investimentos.
Já na renda fixa, os maiores ganhos vieram do caso dos títulos indexados à inflação, o IMA-B 5+, que reflete as NTN-Bs com vencimento superiores a cinco anos, teve subida de 2,45% em maio.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2019/9/e/pBiMdvQSayaXBuksqV5Q/gettyimages-635978254.jpg)

Publicar comentário