Ranking mostra os melhores bancos digitais e tradicionais; veja vencedores
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Para um banco ser considerado bom é preciso muito mais do que um bom relacionamento. O Ranking de Experiência Do dedo 2025, avaliação do setor financeiro em jornada do cliente, inovação e crédito do dedo, feito pela empresa de tecnologia idwall, mostra isso. No quesito experiência do dedo, por exemplo, os bancos C6 Bank e Itaú lideram, mas outras instituições se destacam quando outros fatores são considerados.
O estudo que embasa o ranking foi transportado com metodologia robusta, combinando testes objetivos de usabilidade em envolvente controlado com uma pesquisa quantitativa envolvendo 4.421 usuários de 21 instituições financeiras — sendo 10 bancos tradicionais e 11 digitais.
A estudo, que tem índice de crédito de 95%, abrangeu cinco temas principais totalizando 147 pontos de avaliação em processos uma vez que onboarding, Pix, investimentos e mudança cadastral.
- Experiência;
- Segurança;
- Portfólio;
- Encantamento do cliente;
- Acessibilidade.
O onboarding é o período de cadastro do usuário, ou seja, é aquela lanço em que o cliente está criando a conta. Os bancos digitais se distinguem neste quesito, principalmente na lanço de preenchimento de campos, que se mostrou mais dextro entre todas as categorias.
Categoria jornada universal – Avaliação em onboarding, mudança cadastral, Pix e investimentos:
- Bancos Digitais: 1º C6 Bank; 2º Inter e 3º Neon;
- Bancos Tradicionais: 1º Itaú; 2º Sicredi e 3º Bradesco.
- Melhor onboarding do dedo: 1º PagBank; 2º Picpay; 3º Mercado Pago;
- Melhor relacionamento com o cliente: 1º PicPay;
- Encantamento do Cliente: 1º Bradesco;
- Instituição que mais evoluiu no ranking: BMG.
Os resultados revelam, segundo o estudo, uma vez que as instituições financeiras estão enfrentando o repto regular de lastrar segurança do dedo com uma experiência fluida e satisfatória. “Em um cenário em que quase metade dos encerramentos de conta ocorre por falta de uso, manter a relevância exige mais do que tecnologia — demanda a capacidade de oferecer operações seguras de ponta a ponta sem gerar fricções desnecessárias”, diz o levantamento.
O que cada instituição mostrou de bom?
Segundo o estudo, o C6 Bank, que lidera entre os bancos digitais, se destacou em um cenário em que destreza na rombo de conta (valorizada por 51,43% dos entrevistados), praticidade no aplicativo e crédito são atributos cada vez mais decisivos para a escolha da instituição.
Já o Itaú, primeiro posto entre os bancos tradicionais, figura entre os cinco bancos mais utilizados e mais confiáveis, mostrando que reputação e segurança — apontados por 67,69% uma vez que os principais motivadores na escolha de um banco — continuam pesando nas decisões dos clientes.
O PicPay, vencedor na categoria de melhor relacionamento com o cliente se destacou pela qualidade no atendimento. Hoje, oriente é o fator número um na escolha da conta principal, superando até mesmo a reputação da marca, segundo o levantamento.
O Bradesco, que levou a categoria de encantamento, é um dos bancos com maior taxa de uso mensal (62,19%) e potente presença no imaginário dos brasileiros, enquanto o BMG, instituição que mais evoluiu, representa o movimento de subida de novos bancos atentos às necessidades de usabilidade, personalização e crédito.
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