×

Lula diz que congraçamento Mercosul-UE será resposta 'ao unilateralismo de Trump'

Lula diz que congraçamento Mercosul-UE será resposta 'ao unilateralismo de Trump'

Lula diz que congraçamento Mercosul-UE será resposta 'ao unilateralismo de Trump'

Lula diz que congraçamento Mercosul-UE será resposta 'ao unilateralismo de Trump'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que “foi estranho” que o presidente gaulês, Emmanuel Macron, tenha tratado com ele sobre uma versão do congraçamento entre União Europeia e Mercosul feita pelo governo pretérito.

Questionado por um jornalista gaulês se ele estaria disposto a mudar o texto do texto para que ele fosse legalizado, Lula disse que a versão de que Macron “se queixa” foi apresentada pelo governo anterior. “Foi estranho que o Macron falou comigo do congraçamento feito no pretérito. Não é generalidade”, disse.

“Se tem qualquer problema que ele acha que fere os pequenos produtores franceses, eu acho que o negociador do Macron na União Europeia deve fazer a proposta, porque ele se queixa do congraçamento firmado pelo governo pretérito, que nem nós aceitávamos”, disse.

O presidente ressaltou que o congraçamento não envolve só o Brasil e a França, mas 31 países, no totalidade, e reafirmou a expectativa de que seja fechado um congraçamento entre os dois blocos até o termo do seu procuração adiante do Mercosul, no termo de 2025. A assinatura seria uma resposta “ao unilateralismo de Trump”, afirmou.

“A França não tem nenhum melhor camarada do que o Brasil na América do Sul. E o Brasil não tem nenhum camarada melhor do que a França na Europa. E por que os dois amigos não são capazes de fazer um congraçamento? Ora, se tiver problema, vamos sentar nós dois e encontrar onde é que está a diferença”, disse Lula.

Além do congraçamento entre Mercosul e União Europeia, Lula também falou sobre o desfecho da guerra entre Rússia e Ucrânia. Para ele, o termo da guerra está mais próximo e que “todo mundo sabe” o que vai suceder no termo desse conflito.Questionado mormente sobre o que ele acha que irá suceder, Lula afirmou que não poderia expressar.

“Eu sou da América do Sul, não vou dar presciência em uma coisa tão séria”, afirmou.“O que estou propondo é que se crie uma percentagem de países que não estão envolvidos na guerra, para conversar com o Zelensky e com o Putin porque toda vez que você manda uma pessoa fazer uma negociação e a negociação fica enterrada você tem que procurar um novo negociador”, concluiu.

(Com teor publicado originalmente no Valor PRO, o serviço de notícias em tempo real do Valor)

ricardo-stuckert-pr Lula diz que congraçamento Mercosul-UE será resposta 'ao unilateralismo de Trump'
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante visitante à exposição ‘Nosso Paquete Tambor Terreno’, de Ernesto Neto, na companhia do presidente da França Emmanuel Macron, no Grand Palais, em Paris, na França. — Foto: Ricardo Stuckert / PR

source

Publicar comentário