Lugar de compras é… no banco: maioria das instituições já oferece 'marketplace', diz pesquisa
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Quase seis em cada dez bancos já oferecem plataformas de marketplace (plataforma de mercado) uma vez que uma solução eficiente para integrar processos e proporcionar mais segurança nas transações, de congraçamento com um levantamento divulgado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Segundo a entidade, nos últimos dois anos, o número de clientes que utilizam essas plataformas cresceu 24%, impulsionado por estratégias uma vez que cashback, descontos, ofertas combinadas, programas de fidelidade e vouchers.
A Febraban explica que a integração contínua de tecnologias emergentes, uma vez que lucidez sintético e estudo de dados em tempo real, também permite que as ofertas no marketplace sejam cada vez mais personalizadas, melhorando a experiência do cliente e impulsionando a eficiência operacional das instituições financeiras.
Entre as estratégias utilizadas pelos bancos para incentivar o marketplace estão:
- Cashback (91%);
- Descontos (82%);
- Programas de fidelidade (64%);
- Vouchers (64%);
- Ofertas combinadas — parcelamento diferenciado para clientes (55%);
- Certificados de segurança (27%);
- Política de reembolso fácil (9%).
Corroborando com leste cenário, a pesquisa também mostrou que a maioria (82%) das transações bancárias dos brasileiros são feitas pelos canais digitais, ou seja, pelo celular e internet banking, De 208,2 bilhões de transações feitas pelos brasileiros em 2024, por meio dos diferentes canais de atendimento das instituições financeiras, 75% foram realizadas pelos smartphones, o oferecido mostrou uma subida de 8% em relação ao ano anterior.
O progresso nas transações foi impulsionado principalmente pelo mobile banking, que somou 155 bilhões de operações no período, 20 bilhões a mais do que em 2023, incremento de 15%. Os números são do 2° volume da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2025 (ano-base 2024), realizada pela Deloitte, divulgada hoje (11), em coletiva de prensa no Febraban Tech 2025.
O Pix, mais uma vez, ganhou espaço também no mobile banking, com um incremento de 41%, alcançando quase 25 bilhões de operações feitas nos smartphones. A pesquisa mostra que, em média, 55 transações mensais são realizadas por conta no via traste, e 92% das transações neste via são efetuadas por clientes pessoa física.
Segundo a pesquisa, quase oito em cada dez dos clientes ativos (78%) movimentam mais de 80% de suas transações neste via.
“Os celulares vêm transformando a maneira uma vez que interagimos com nosso banco e as transações feitas pelo mobile banking crescem vertiginosamente ano a ano. Fatores uma vez que praticidade, conveniência somadas com a segurança das operações, que contam com criptografia avançada e autenticação biométrica, ajudam a explicar leste sucesso. A facilidade proporcionada pelo mobile banking ajuda também a impulsionar a inclusão financeira no país já que temos nosso banco conosco 24 horas por dia, 7 dias por semana”, diz Rodrigo Mulinari, diretor responsável pela Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária.
De congraçamento com a pesquisa, as transações realizadas em canais físicos, uma vez que agências bancárias, caixas eletrônicos, correspondentes e contact centers, continuam caindo, representando 5% do totalidade. O número de transações nas agências bancárias foi de 3,6 bilhões, queda de 14% frente ao ano anterior. Segundo o levantamento, apesar da queda no volume, esses canais continuam sendo relevantes para operações mais complexas e consultivas, uma vez que contratação de crédito, renegociação e planejamento financeiro, demonstrando uma reconfiguração do papel das agências na jornada dos clientes.
A pesquisa também mostrou que houve um aumento nos consentimentos para transmissão de dados, em detrimento da recepção, o que indica uma preferência por convergir as informações bancárias em instituições que oferecem melhor experiência e mais funcionalidades.
A oferta de agregadores financeiros também está presente em 50% dos bancos, o que representa 12 pontos percentuais a mais do que 2023. No ano pretérito, esse percentual era de 38%.
Outrossim, 69% dos bancos já disponibilizam seguros via mobile banking e 23% passaram a atuar também por meio de aplicativos de mensagem.
Ainda em relação a seguros, o número de cotações e simulações saltou de 18,1 milhões para 25,5 milhões em somente um ano, subida de mais de 41%, que sinaliza um público mais interessado em explorar opções de proteção de forma autônoma, rápida e útil.
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