Tarifaço, IOF e a procura por ativos alternativos
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2024/T/B/Z3yevaT72RzuvogXLpFQ/fabio-plein.jpg?ssl=1)
É vasqueiro testemunhar pontos de inflexão do mercado em tempo real, pois só tendemos a reconhecer grandes mudanças com o mercê do tempo e da reflexão. Mas, parafraseando um ditado publicado, há décadas em que zero acontece e semanas em que décadas acontecem. A dissociação do desempenho do bitcoin em relação aos ativos macro tradicionais, nesta semana, pode ser o mais próximo que chegamos de tal momento.
Globalmente, a desvalorização do dólar em meio à incerteza econômica tem suscitado a procura por ativos alternativos, cenário em que bitcoin e ouro têm liderado a preferência dos investidores. Ainda mais importante, nos últimos dias o bitcoin se valorizou de forma acentuada em relação ao ouro, o que sugere que o token pode estar traçando seu próprio curso nos mercados financeiros globais.
É necessário cautela para extrapolar essa tendência tendo porquê base exclusivamente alguns dias ou semanas de desempenho, já que o impasse sobre tarifas entre os EUA e a China mostra que os mercados ainda são muito influenciados pelas manchetes, mas o indumento é que o bitcoin tem se consolidado cada vez mais não só porquê ativo mútuo, mas porquê secção integrante do sistema financeiro mundial, chancelado por mercados, investidores e grandes instituições de todo o mundo. Ele é global, líquido, politicamente neutro e resistente a controles de capital — atributos que se destacam em uma era de domínio fiscal e incerteza geopolítica.
Em outras sinalizações positivas quanto ao horizonte dos ativos digitais, o governo americano está avaliando aumentar suas reservas de bitcoin e procura suporte do Departamento do Tesouro e do Departamento do Negócio para realizar a primeira compra do ativo desde março, quando aconteceu a assinatura da ordem executiva que criou a suplente.
No Brasil, ativos digitais se tornaram centrais nas discussões em torno da proposta de aumento do IOF pelo Ministério da Herdade, à medida que o aumento dos custos envolvidos em operações financeiras pode beneficiar o uso stablecoins porquê escolha para a realização de transferências a custos menores. Para além do dispêndio, elas oferecem transações rápidas e seguras, livres da burocracia do sistema financeiro tradicional e, portanto, de maior competitividade aos olhos dos investidores.
Vale lembrar que as stablecoins já fazem secção da vida de milhões de brasileiros e, segundo a Receita Federalista, responderam pela maior secção dos R$ 247,8 bilhões em operações com criptomoedas declaradas entre janeiro e setembro de 2024.
O caminho para o aumento da adoção de stablecoins pode se tornar ainda mais evidente à medida que o Brasil avança em direção à regulamentação desse tipo de ativo. Neste sentido, é bem-vindo o proclamação do Banco Meão de que deve mudar as propostas de regras para stablecoins posteriormente a realização de uma consulta pública.
Essa posição reforça o caráter de pioneirismo e inovação do Banco Meão e a particularidade de colaboração do imagem de regras para ativos digitais. Mais do que “regular por regular”, essa é uma prova de que o BC procura não só proteger o mercado e os investidores, mas também promover inovação e certificar o desenvolvimento do setor.
Casos porquê o dos Estados Unidos e do Brasil mostram que, ainda que cripto tenha se solidificado em meio ao sistema financeiro tradicional e conquistado a crédito dos mercados em todo o mundo, ele segue provando aos céticos que veio para permanecer e que é o principal caminho para a atualização das ultrapassadas estruturas econômicas globais.
Fábio Plein é diretor regional para as Américas da Coinbase
E-mail: fabio.plein@coinbase.com
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2024/T/B/Z3yevaT72RzuvogXLpFQ/fabio-plein.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2023/F/9/jUiFpaT96Wf5GLZutpaQ/gettyimages-1398379130.jpg?ssl=1)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2025/Q/g/AS6YklSVOC1XGmdthoBQ/e175-2.jpg?ssl=1)
Publicar comentário