×

LiveBC detalhou o Pix Automático

LiveBC detalhou o Pix Automático

A LiveBC da última segunda-feira (16/6) marcou o lançamento do Pix Automático, que entrou em funcionamento no mesmo dia do programa. Durante pouco mais de uma hora, o Patrão-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do Banco Mediano (BC), Breno Lobo, tratou do funcionamento da novidade utensílio do Pix, que tem tudo para tornar ainda mais cômodo, fácil e rápido o serviço de pagamento momentâneo criado pelo BC, além de incluir mais brasileiros no uso do serviço e permitir o desenvolvimento de novos modelos de negócios.
 
Veja porquê foi a LiveBC #43 .
 
Simplicidade nos pagamentos
O Pix Automático tem potencial para transformar a forma porquê os cidadãos pagam contas recorrentes, porquê as de vigor, chuva, serviços de streamings e mensalidades escolares.

"Com o Pix Automático, essa autorização precisará ser dada somente uma vez, e, em todos os meses subsequentes, os recursos serão debitados sem a premência de novidade autorização, tudo de forma muito fluida e transparente para o consumidor, sem nenhum tipo de sonido", disse Breno Lobo, Patrão-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do Banco Mediano (BC).
Essas autorizações vão poder ser canceladas a qualquer momento pelo pagador. É provável definir um valor supremo para cada pagamento (para que não aconteçam cobranças com valor dissemelhante do autorizado), escolher receber ou não as notificações de agendamento dos pagamentos, verificar o histórico de autorizações e gerenciar o limite restrito para transações via Pix Automático, que não vai afetar o limite do Pix disponível para outras transações.
 
Por qual motivo produzir o Pix Automático?
De harmonia com Lobo, o Pix Automático vem para suprir uma vazio importante no mercado de pagamentos de varejo brasiliano.
 
Sobre o débito automático, ele disse que não há, no Brasil, o chamado igrejinha de débito direto interbancário: “Para uma empresa ofertar o débito automático, ela precisa fazer convênios bilaterais com bancos para que os clientes daqueles bancos consigam remunerar as suas contas. Ou seja, o prestador do serviço de vigor elétrica de determinado estado somente vai conseguir colocar em débito automático as faturas das pessoas que possuem conta no mesmo banco em que essa concessionária fez um contrato e possui uma conta. Para obter clientes de diferentes bancos, é preciso fazer diferentes contratos. Isso é um tanto bastante dispendioso para a empresa, que ainda assim não consegue obter todos os clientes do sistema financeiro, somente os dos bancos com os quais foram firmados contratos”.
 
“É uma estrutura altamente ineficiente. Só conseguimos colocar no débito automático contas de chuva, luz e telefone porque são de grandes empresas, que conseguem arcar com os custos desse processo”, explicou Lobo.
 
Já sobre o cartão de crédito, ele lembra que, do ponto de vista das pessoas, que colocam seus serviços recorrentes no cartão de crédito, não há muito problema: “Às vezes o cartão perde a validade ou é roubado, são pequenos ruídos. O grande problema cá é o alcance do cartão de crédito para a população brasileira. São sessenta milhões de brasileiros que não têm aproximação ao instrumento. E temos um grande número que tem aproximação a ele, mas com limite de crédito grave, em que as pessoas não gostam de colocar compras recorrentes. Logo, quando trazemos isso para o Pix, todas as pessoas que hoje já fazem Pix têm aproximação súbito a qualquer um dos serviços recorrentes”.
 
Inclusão
De harmonia com Lobo, o Pix Automático vem com um potencial muito grande de inclusão da população brasileira que não consegue contratar um serviço simplesmente porque não tem aproximação a um meio de pagamento: “Às vezes a pessoa até tem os recursos, mas, por ter restrição de aproximação ao cartão de crédito, não consegue consumir”.
 
Ele lembrou ainda que o Pix Automático endereça, de uma vez só, dois problemas observados no setor de pagamentos: a ineficiência do mercado de varejo, por motivo dos problemas relacionados ao débito automático, e a inclusão dos brasileiros em alguns tipos de serviço cuja contratação só pode ser feitas por meio do cartão de crédito.
 
Chegada fácil
De harmonia com Lobo, o que o BC quis incorporar com o Pix Automático é a capacidade de gestão e gerenciamento de todas as contas recorrentes que forem colocadas na novidade utensílio: “Dentro da extensão do Pix do aplicativo de todos os bancos, terá uma seção dedicada ao Pix Automático, onde os usuários vão poder ver todas as contas que colocaram na novidade opção, data de agendamento, do débito etc. Para o pagador, a grande vantagem é ter esse controle, com mais transparência, mais informação”.
 
Ele também lembrou que o usuário receberá notificações todas as vezes que o pagamento de um Pix Automático for agendado, com informações do dia e valor do débito, além de uma novidade mensagem quando o pagamento for efetuado.
 
Para as empresas
Breno Lobo salientou que, para as empresas, o Pix Automático será sinônimo de eficiência: “Para ofertar o serviço, será necessário somente contratar um banco ou alguém que preste o serviço, e a empresa terá aproximação aos mais de 160 milhões de brasileiros que já usam o Pix. Ou seja, amplia-se o alcance de clientes dessas empresas e reduz-se o dispêndio de gerenciamento, além de se fazer uso da tecnologia, moderna e pública, do Pix”.
live_nl LiveBC detalhou o Pix Automático
 
Pequenos negócios
Para Lobo, o Pix Automático possibilita que pequenas e médias empresas, notadamente as do setor de bens e de serviços, que possuem entregas recorrentes, também coloquem suas cobranças atreladas à novidade funcionalidade: “Isso dá uma visibilidade muito maior do fluxo de caixa, dos recursos que vão entrar, além de fomentar novos tipos de negócios”.
 
De harmonia com ele, alguns dos setores que têm procurado bastante o BC sobre as possibilidades da novidade utensílio são os de salões de venustidade, serviços de cosméticos e lojas de pet shop: “São serviços que a pessoa consome a cada semana, a cada dois meses, por exemplo, e que, em universal, não são ofertados no cartão de crédito por conta dos custos. O Pix Automático vai perfurar a oportunidade de a pessoa remunerar um valor todo mês e ir lá e consumir esse tipo de serviço, porquê se fosse uma ‘assinatura’”.
 
Mais informações
Disponível a partir de 16 de junho, o Pix Automático contou com um grande evento de lançamento duas semanas antes em São Paulo. Veja porquê foi o Conexão Pix . No mesmo evento, houve uma coletiva de prensa que tirou dúvidas sobre o tema.
 
O BC também preparou duas edições do BC te Explica específicas sobre o Pix Automático: a #146 e a #147. Para mais informações, acesse o site do BC privativo sobre a novidade utensílio. E (re)veja a LiveBC #43 quantas vezes quiser ​.

source

Publicar comentário