×

Porquê receber com Pix Automático?

Porquê receber com Pix Automático?

Porquê receber com Pix Automático?

Porquê receber com Pix Automático?

O Pix Automático, novidade modalidade para pagamentos recorrentes, já está disponível para todos os usuários. Com o serviço, débitos mensais de contas uma vez que chuva, luz condomínio e até produtos por assinatura podem ser pagos de forma automática, somente com a autorização do cliente, que é feita uma única vez.

Além da facilidade para o consumidor, quem recebe o pagamento também deve se beneficiar da novidade solução, já que ela dispensa a contratação de intermediários nas transações (bandeiras de cartão, por exemplo), o que torna o processo mais barato para a empresa recebedora.

De concórdia com o Banco Medial (BC), entre as vantagens para quem oferece o pagamento pelo Pix Automático estão também:

  • Aumento da base de clientes – mais de 160 milhões de pessoas utilizam o Pix;
  • Menor dispêndio operacional – é preciso contratar somente uma única instituição participante do Pix;
  • Mais opções aos clientes para pagamento – aqueles que não usam cartão ou boleto podem remunerar com Pix;
  • Redução da inadimplência a partir da cobrança automática.

Para o usuário pagador, o Pix Automático deve, obrigatoriamente, ser gratuito. Mas, para a empresa recebedora, pode possuir o pagamento de taxas para os bancos que oferecem a modalidade, a depender das políticas comerciais da instituição financeira escolhida pelo prestador de serviço.

Vale lembrar que, segundo informa o Banco Medial, somente empresas idôneas e com CNPJ ativo há pelo menos seis meses podem ofertar o Pix Automático uma vez que forma de pagamento.

Veja o passo a passo para oferecer o Pix Automático em seu negócio e receber o pagamento dos clientes:

  1. Entre em contato com uma instituição em que sua empresa pode ter uma conta ou que ofereça o serviço iniciador de pagamentos;
  2. Em seguida, verifique com a instituição financeira escolhida o que é preciso fazer para implementar o Pix Automático;
  3. Depois, decida uma vez que o Pix Automático será oferecido para seus clientes;
  4. Defina as informações da recorrência a ser autorizada pelo cliente, uma vez que: data do pagamento, periodicidade (mensal, semanal, anual, variável ou sem periodicidade), valor (pode ser fixo ou variável) e a possibilidade de novas tentativas para cobrança depois o vencimento.
  5. Na sequência, seus clientes devem permitir o débito dos pagamentos da sua empresa pela modalidade do Pix Automático;
  6. Com o aceite, basta programar a data de cada uma das cobranças a cada recorrência autorizada.
pix Porquê receber com Pix Automático?
Pix — Foto: Shutterstock

source

Publicar comentário