Irã lança mísseis contra bases militares dos EUA no Oriente Médio
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2023/z/w/CZYissTtKZRz3iMtnpig/gettyimages-1187590269.jpg?ssl=1)
Explosões foram ouvidas sobre Doha, capital do Procurar, nesta segunda-feira (23), momentos depois de um diplomata declarar, mais cedo, que havia uma ameaço iraniana contra a base aérea de Al-Udeid, administrada pelos Estados Unidos, no estado do Golfo Pérsico.
As forças armadas do Irã assumiram a responsabilidade no que chamaram de “poderoso e destrutivo ataque com mísseis à base militar americana de Al-Udeid, no Procurar”.
Segundo a Reuters, o Procurar fechou temporariamente o seu espaço alheado para prometer a segurança de moradores e visitantes. Antes, a embaixada dos Estados Unidos no Procurar já havia aconselhado os americanos a se abrigarem em suas casas.
O Ministério da Resguardo do Procurar afirmou que sua resguardo aérea interceptou com sucesso o ataque com mísseis à base aérea de Al-Udeid, que não resultou em mortos ou feridos.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Procurar, em um transmitido ao X, disse: “Expressamos a firme pena do Estado do Procurar ao ataque à Base Aérea de Al-Udeid pelo Corpo da Guarda Revolucionária Iraniana e o consideramos uma flagrante violação da soberania e do espaço alheado do Estado do Procurar, muito uma vez que do recta internacional e da Epístola das Nações Unidas.”
“Afirmamos que o Estado do Procurar se suplente o recta de responder diretamente de maneira proporcional à natureza e à graduação desta agressão flagrante e de tratado com o recta internacional”, disse o porta-voz.
Os ataques do Irã ocorrem em seguida os Estados Unidos bombardear instalações nucleares iranianas subterrâneas no termo de semana.
Ainda hoje, mais cedo, Israel atacou uma prisão para presos políticos em Teerã, em uma prova contundente de que estava expandindo seus alvos para além de instalações militares e nucleares, visando diretamente os pilares do sistema de governo iraniano.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2023/z/w/CZYissTtKZRz3iMtnpig/gettyimages-1187590269.jpg)
                                                                                
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
Publicar comentário