Posteriormente potente subida, Ibovespa corrige empolgação
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2024/Q/D/mfQ0rOQYmnjLGQ6CuBkQ/gettyimages-1497916888.jpg?ssl=1)
- Ao termo da sessão, o índice caiu 0,89%, aos 136.687,32 pontos. No mercado de câmbio, o dólar se valorizou frente ao real, em seguida tocar a mínima em mais de um ano na véspera.
A temporada de balanços respinga no movimento das ações do índice: os papéis da construtora e incorporadora MRV&Co (MRVE3) operaram em potente subida no pregão de hoje na B3, a bolsa brasileira, repercutindo os resultados financeiros apresentados no segundo trimestre do ano. Já a ação da CVC (CVCB3) derreteu em seguida prejuízo mais que flectir no 2º trimestre.
Na ponta negativa, o varejo cai em conjunto, com exceção de Moradia Bahia (BHIA3), em seguida o IBGE propalar que as vendas no setor recuaram 0,1% em junho. Aliás, pesa sobre o índice o potente recuo das petrolíferas na bolsa, acompanhando o recuo do petróleo no cenário internacional.
Detalhes do projecto contra o tarifaço
Conforme já havia sido antecipado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início da noite de ontem, em entrevista à BandNews, o governo assinou, nesta quarta-feira, a Medida Provisória (MP), batizada de “Brasil Soberano”, que estabelece diversas ações emergenciais para proteger as empresas brasileiras contra o tarifaço.
Além de Lula, a coletiva do proclamação contou com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin, o ministro da Rancho, Fernando Haddad, e as lideranças da Câmara e do Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, respectivamente.
A primeira medida diz reverência à geração de uma traço de crédito, no valor inicial de R$ 30 bilhões, para empresas exportadoras. Segundo Lula, a traço de crédito de R$ 30 bilhões é o primícias. “Não pode colocar mais [recursos] se a gente não sabe quanto é [o impacto]”, disse. Ele confirmou que o valor poderá ser ampliado conforme a urgência.
“A traço de crédito será, sobretudo, para ajudar as pequenas empresas, o pessoal que exporta tilápia, frutas, mel, máquinas, mas também as grandes. Ninguém ficará desamparado. Vamos prometer a preservação de empregos”, afirmou o presidente.
O governo também anunciou a reformulação do Fundo de Garantia à Exportação (FGE), que passa a recontar com recursos liberados para financiar, a um dispêndio mais grave, os setores afetados pelo tarifaço.
Para as empresas menores, o governo Lula vai disponibilizar um sistema de seguro e crédito com fundos garantidores.
Outro proclamação trata do regime aduaneiro peculiar de “drawback”, que estende o prazo de isenção de impostos incidentes sobre insumos importados para utilização em resultado exportado.
Na prática, esse regime dá mais tempo para que o exportador use os insumos, garantindo planejamento e evitando a perda do favor fiscal em caso de eventuais problemas ou delongado na exportação.
O presidente também afirmou que vai ajudar os empresários a buscarem outros mercados para variar as exportações brasileiras. “Na semana que vem, telefonarei para a França, Alemanha, Inglaterra, África do Sul e para a Percentagem Europeia”, disse.
Além do projecto de contingência, Lula disse que seu governo está avaliando medidas de reciprocidade contra os Estados Unidos, mas que as contramedidas ainda estão sendo estudadas. “Não queremos fazer fanfarronada, vamos medir as consequências ao povo brasiliano”.
Lula admitiu ainda que continua disposto a encontrar uma saída negociada com os Estados Unidos e previu que a sobretaxa de Trump vai afetar os próprios americanos. “O povo americano sentirá na pele as consequências da taxação”.
Na agenda lugar, os investidores repercutem os dados de volume de vendas no varejo restrito, que contrariaram as estimativas do consenso. As vendas caíram 0,1% em junho, perante projeção de subida de 0,9% no período.
O varejo restrito é monitorado de perto pelo Banco Medial (BC), visto que inclui o transacção varejista tradicional, ou seja, as vendas de bens para consumo final diretamente ao consumidor.
Se o varejo restrito cai, tende a indicar um extenuação do consumo e, portanto, menor pressão inflacionária pela demanda. Neste cenário, a mando monetária pode interpretar que há espaço para trinchar a Selic.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2024/Q/D/mfQ0rOQYmnjLGQ6CuBkQ/gettyimages-1497916888.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2023/1/5/RBoa6dR3Aqoht2Ikm46w/gettyimages-1356191094.jpg?ssl=1)
Publicar comentário