×

Em seguida tarifaço, mercado eleva projeção sobre cortes de juros nos EUA

Em seguida tarifaço, mercado eleva projeção sobre cortes de juros nos EUA

Em seguida tarifaço, mercado eleva projeção sobre cortes de juros nos EUA

Em seguida tarifaço, mercado eleva projeção sobre cortes de juros nos EUA

O tarifaço anunciado pelo presidente americano Donald Trump na noite desta quarta-feira (3) aumentou a aposta em cortes de juros nos Estados Unidos até o final do ano. Antes, o mercado apostava em três cortes. Agora, aposta que as taxas sejam diminuídas quatro vezes em 0,25 ponto percentual: em junho, julho, setembro e dezembro, segundo a instrumento Fedwatch do grupo CME. A projeção, portanto, é de que as taxas encerrem o ano no pausa entre 3,25% e 3,5%.

Apesar das grandes expectativas por resultados negativos no chamado ‘Dia da Libertação’, a veras foi ainda pior, avalia Oliver Blackbourn, gerente de portfólio da Janus Henderson. As tarifas ficaram mais altas que o esperado para parceiros comerciais importantes, com as potências exportadoras asiáticas sofrendo o maior impacto. Outrossim, houve uma novidade tarifa básica de 10% será aplicada a todos os países a partir da semana que vem (9) e a isenção de taxas para importações chinesas de inferior valor foi removida.

“Em um golpe contra aqueles que esperavam negociações para reduzir as alíquotas aplicadas, os prazos estabelecidos para implementação são muito curtos, deixando pouco espaço para acordos serem negociados”.

O próprio Trump admitiu recentemente que as tarifas provavelmente não serão boas para a economia no limitado prazo. Com o aumento das probabilidades de recessão e as taxas mais altas do que o esperado, espera-se que as expectativas prevejam uma verosimilhança ainda maior de contração econômica nos EUA, muito porquê temores crescentes para outras regiões.

Nos EUA, o receio é que a inflação seja forçada a subir, já que os fornecedores se recusam a trinchar custos e os varejistas são forçados a aumentar os preços. Um dólar mais fraco não desempenhou a função de absorvedor de choques que muitos haviam presumido alguns meses detrás. As rendas já estão sendo pressionadas quando ajustadas pela inflação, e o temor é que as tarifas atuem porquê um “imposto” que ligeiro a uma contração nos gastos reais dos consumidores”.

Ou seja, porquê forma de evitar a deterioração do ocupação e também o controle da inflação, é esperado que o banco mediano americano (Federalista Reserve, o Fed), precise realizar um esforço extra e trinchar ainda mais as taxas.

Os mercados aguardam agora a resposta das maiores economias ao volta do mundo e a potencial retaliação dos EUA. A incerteza sobre porquê a poeira finalmente baixará provavelmente permanecerá por qualquer tempo, frustrando investidores, conclui Blackbourn.

gettyimages-1497299102 Em seguida tarifaço, mercado eleva projeção sobre cortes de juros nos EUA
Incisão de juros — Foto: Getty Images

source

Publicar comentário