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Aprender Valor: conheça os educadores, as escolas e as redes de ensino que mais se destacaram em 2024

Aprender Valor: conheça os educadores, as escolas e as redes de ensino que mais se destacaram em 2024

O Banco Médio (BC) anunciou educadores, escolas, redes de ensino e secretarias de ensino que se destacaram no ciclo 2024 do Programa Aprender Valor – iniciativa que promove a ensino financeira nas escolas públicas e particulares do ensino fundamental em todo o país e também para a população em universal. O pregão foi feito no último dia 6 de agosto, durante o 2º Evento de Ensino Financeira, que reuniu autoridades, representantes das secretarias de ensino, das escolas premiadas e de profissionais da ensino.
A transmissão do 2º Evento de Ensino Financeira​, incluindo os depoimentos do representante de cada categoria premiada, pode ser assistida neste link.
Durante a cerimônia de premiação, o BC também anunciou a expansão do Aprender Valor, que passará a contemplar estudantes do ensino médio das redes pública e privada a partir de 2026. A expansão contará com a parceria da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), da Percentagem de Valores Mobiliários (CVM) e do Serviço de Base às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Leia mais cá​.
Cerimônia
O pintura de preâmbulo contou com a presença de representantes da Anbima, da CVM, do Sebrae, da bolsa de valores Brasil, Bolsa, Balcão (B3), da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Por segmento do BC, Luis Mansur, Dirigente do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira (Depef), falou sobre quais são os grandes desafios da ensino financeira: "Ainda há muito o que continuar para termos um bom letramento financeiro entre os brasileiros. Acreditamos que os caminhos para integrar a ensino financeira de forma efetiva no currículo escolar passam por materiais acessíveis, formação docente, avaliação contínua e fala institucional. O Aprender Valor é um exemplo concreto de porquê isso pode ser feito com impacto e graduação".
Premiação
A preâmbulo da cerimônia de entrega dos prêmios foi conduzida pela Diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta (Direc) do BC, Izabela Correa: "Estamos cá para reconhecer, honrar e parabenizar todos os profissionais da ensino envolvidos no Aprender Valor, em nome daqueles que mais se engajaram no programa no ano pretérito. Vocês, premiados de hoje, são um exemplo a ser seguido por todo o país". 
Segundo a diretora, iniciativas de ensino financeira porquê o Aprender Valor contribuem diretamente para melhorar o bem-estar financeiro dos brasileiros: "E melhor ainda se conseguimos fazer isso desde a puerícia e dentro da escola. Se estamos na escola, podemos formar também esse professor, não só para levar esse tema para a sala de lição, mas também para usar esse conhecimento em sua vida".
Izabela destacou também a prestígio dos profissionais de ensino no processo: "O BC sozinho não faz o Aprender Valor. A gente só dá o pontapé inicial. Quem realmente faz o Aprender Valor ocorrer está cá, nesta plateia, e está nos assistindo on-line. São professores, diretores escolares, secretários de ensino, técnicos das secretarias estaduais e municipais, enfim, são os mais de 130 milénio educadores que ouviram nosso chamado e se juntaram a nós. É a vocês que devemos toda a nossa gratidão".
Ao todo, 29 premiações foram distribuídas a professores, coordenadores e instituições, incluindo unidades de ensino quilombolas e indígenas. Além dos certificados e troféus, os professores, coordenadores estaduais e municipais receberam prêmios individuais em quantia no valor de R$4.300,00. Cada uma das escolas e dos municípios premiados receberam, respectivamente, R$16.000,00 e R$26.000,00. Os prêmios em quantia serão pagos pelo patrocinador do evento, o FGC.
Confira a seguir a relação dos premiados.
-  Professoras e professores por região geográfica: 
Região Setentrião;
  • Lourivan de Oliveira Miranda, Escola Municipal Professor João Queiroz, Formoso do Araguaia (Tocantins)
  • Patrícia Karla Cerquinho da Silva Coqueiro, Escola Estadual de Tempo Integral Áurea Pinho Braga, Manaus (AM)
Região Nordeste;
  • Vanessa Beserra Melo, Unidade Escolar Raimundo Marcelino de Sousa, São Miguel do Tapuio (PI)
  • Sônia Maria Ires Mota, Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Lopes Marçal, Morrinhos (CE)
Região Meio-Oeste;
  • Leidian da Silva Moreira de Souza, Escola Municipal Jardim das Acácias, Padre Bernardo (GO)
  • Thiago Pereira de Araújo Bezerra, Escola Municipal de Monte Basta, Padre Bernardo (GO)
Região Sudeste;
  • Aline Ferreira Pereira, Escola Municipal Francisca Jeremias, São João de Meriti (RJ)
  • Júnia Alessandra Pereira de Assis, Escola Municipal Araripe Junior, Governador Valadares (MG)
Região Sul.
  • Tânia Regina da Silva Ferreira, Escola Municipal Regente Feijó – Ensino Infantil e Ensino Fundamental, São José das Palmeiras (PR)
  • Janaína Fernanda Vitaliano Coelho, Escola Municipal de Ensino Fundamental Cleide Borges Reis, Ubiratã (PR)
Escolas de cada região geográfica com base na participação em todas as etapas do programa Aprender Valor ao longo de 2024:
  • Região Setentrião – Escola Estadual Mana Adonai Politi, de Manaus (AM);
  • Região Nordeste – Escola Municipal de Guadalajara, de Paudalho (PE);
  • Região Meio-Oeste – Escola Municipal Luciano da Silva Peixoto, Pirenópolis (GO);
  • Região Sudeste – Escola Municipal Araripe Junior, de Governador Valadares (MG);
  • Região Sul – Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, de São José do Hortêncio (RS).
Também houve premiação das unidades de ensino quilombolas e indígenas que apresentaram tanto o maior número de projetos escolares concluídos e registrados por turma quanto o maior percentual de alunos avaliados. As vencedoras foram a Escola Quilombola José Pereira Silva, de Basta Contente do Maranhão (MA), e a Escola Indígena Tingui Boto, de Feira Grande (AL).​
-  Secretarias estaduais e Seccionais da União Pátrio dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime):
  • Secretaria de Estado da Ensino de Alagoas (AL);
  • Secretaria de Estado da Ensino de Goiás (GO);
  • Seccional da Undime em Roraima (RR);
  • Seccional da Undime no Ceará (CE).
-  Coordenadores estaduais:
  • Márcia Cristina Batista da Silva e João Victor da Silva Gabriel, da Secretaria de Estado da Ensino de Alagoas (AL);
  • Marlene Aparecida da Silva Faria, da Secretaria de Estado da Ensino de Goiás (GO);
  • Robeane Lima Rolins, da Seccional da Undime em Roraima (RR);
  • Francisco Gustavo Brito Rego, da Seccional da Undime no Ceará (CE).
-  Secretarias municipais de ensino
Foram premiadas as cidades que se destacaram pelo número de escolas participantes e pela média obtida no índice universal de participação nas diferentes etapas do programa. As secretarias de São Luís do Piauí (PI) e Jucati (PE) receberam a homenagem. Filomena da Rocha Moura, da Secretaria Municipal de Ensino de São Luís do Piauí (PI), foi reconhecida por sua atuação porquê coordenadora municipal e recebeu o prêmio.
O que é o Programa Aprender Valor?
O Aprender Valor é um programa gratuito desenvolvido pelo BC para ensinar estudantes e educadores a planejar o porvir, a prestígio de poupar e a utilizar o crédito de forma consciente. Por meio do tripé PLA-POU-CRÉ (PLAnejar o uso de recursos, POUpar ativamente e usar o CRÉdito de forma consciente), o teor é apresentado de forma transversal e integrado às disciplinas curriculares obrigatórias – mormente Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História –, de conformidade com a Base Pátrio Geral Curricular (BNCC). 
O projeto é estruturado em três etapas: formação on-line dos profissionais da ensino; implementação de projetos escolares em sala de lição, nos quais a ensino financeira é integrada aos componentes curriculares obrigatórios; e avaliações de aprendizagem em letramento financeiro, realizadas no início e no término do ano letivo. Outrossim, a iniciativa promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, porquê a autogestão. Recentemente, o programa Aprender Valor recebeu a chancela do Ministério da Ensino (MEC), sendo escolhido porquê a plataforma de referência do programa Na Ponta do Lápis.
Atualmente, o Aprender Valor está presente em mais de 24 milénio escolas públicas e particulares de ensino fundamental, distribuídas em mais de 3 milénio municípios brasileiros – o que representa 58% das cidades do país – abrangendo todas as unidades da federação. Desde o segundo semestre de 2024, a iniciativa passou a ser oferecida também à população em universal, ampliando o chegada à ensino financeira e incentivando sua disseminação em todo o Brasil.
Saiba mais sobre o Aprender Valor neste link

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