Aprender Valor: conheça os educadores, as escolas e as redes de ensino que mais se destacaram em 2024
O Banco Médio (BC) anunciou educadores, escolas, redes de ensino e secretarias de ensino que se destacaram no ciclo 2024 do Programa Aprender Valor – iniciativa que promove a ensino financeira nas escolas públicas e particulares do ensino fundamental em todo o país e também para a população em universal. O pregão foi feito no último dia 6 de agosto, durante o 2º Evento de Ensino Financeira, que reuniu autoridades, representantes das secretarias de ensino, das escolas premiadas e de profissionais da ensino.
A transmissão do 2º Evento de Ensino Financeira, incluindo os depoimentos do representante de cada categoria premiada, pode ser assistida neste link.
Durante a cerimônia de premiação, o BC também anunciou a expansão do Aprender Valor, que passará a contemplar estudantes do ensino médio das redes pública e privada a partir de 2026. A expansão contará com a parceria da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), da Percentagem de Valores Mobiliários (CVM) e do Serviço de Base às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Leia mais cá.
Cerimônia
O pintura de preâmbulo contou com a presença de representantes da Anbima, da CVM, do Sebrae, da bolsa de valores Brasil, Bolsa, Balcão (B3), da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Por segmento do BC, Luis Mansur, Dirigente do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira (Depef), falou sobre quais são os grandes desafios da ensino financeira: "Ainda há muito o que continuar para termos um bom letramento financeiro entre os brasileiros. Acreditamos que os caminhos para integrar a ensino financeira de forma efetiva no currículo escolar passam por materiais acessíveis, formação docente, avaliação contínua e fala institucional. O Aprender Valor é um exemplo concreto de porquê isso pode ser feito com impacto e graduação".
Premiação
A preâmbulo da cerimônia de entrega dos prêmios foi conduzida pela Diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta (Direc) do BC, Izabela Correa: "Estamos cá para reconhecer, honrar e parabenizar todos os profissionais da ensino envolvidos no Aprender Valor, em nome daqueles que mais se engajaram no programa no ano pretérito. Vocês, premiados de hoje, são um exemplo a ser seguido por todo o país". 
Segundo a diretora, iniciativas de ensino financeira porquê o Aprender Valor contribuem diretamente para melhorar o bem-estar financeiro dos brasileiros: "E melhor ainda se conseguimos fazer isso desde a puerícia e dentro da escola. Se estamos na escola, podemos formar também esse professor, não só para levar esse tema para a sala de lição, mas também para usar esse conhecimento em sua vida".
Izabela destacou também a prestígio dos profissionais de ensino no processo: "O BC sozinho não faz o Aprender Valor. A gente só dá o pontapé inicial. Quem realmente faz o Aprender Valor ocorrer está cá, nesta plateia, e está nos assistindo on-line. São professores, diretores escolares, secretários de ensino, técnicos das secretarias estaduais e municipais, enfim, são os mais de 130 milénio educadores que ouviram nosso chamado e se juntaram a nós. É a vocês que devemos toda a nossa gratidão".
Ao todo, 29 premiações foram distribuídas a professores, coordenadores e instituições, incluindo unidades de ensino quilombolas e indígenas. Além dos certificados e troféus, os professores, coordenadores estaduais e municipais receberam prêmios individuais em quantia no valor de R$4.300,00. Cada uma das escolas e dos municípios premiados receberam, respectivamente, R$16.000,00 e R$26.000,00. Os prêmios em quantia serão pagos pelo patrocinador do evento, o FGC.
Confira a seguir a relação dos premiados.
-  Professoras e professores por região geográfica: 
Região Setentrião;
- Lourivan de Oliveira Miranda, Escola Municipal Professor João Queiroz, Formoso do Araguaia (Tocantins)
- Patrícia Karla Cerquinho da Silva Coqueiro, Escola Estadual de Tempo Integral Áurea Pinho Braga, Manaus (AM)
Região Nordeste;
- Vanessa Beserra Melo, Unidade Escolar Raimundo Marcelino de Sousa, São Miguel do Tapuio (PI)
- Sônia Maria Ires Mota, Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Lopes Marçal, Morrinhos (CE)
Região Meio-Oeste;
- Leidian da Silva Moreira de Souza, Escola Municipal Jardim das Acácias, Padre Bernardo (GO)
- Thiago Pereira de Araújo Bezerra, Escola Municipal de Monte Basta, Padre Bernardo (GO)
Região Sudeste;
- Aline Ferreira Pereira, Escola Municipal Francisca Jeremias, São João de Meriti (RJ)
- Júnia Alessandra Pereira de Assis, Escola Municipal Araripe Junior, Governador Valadares (MG)
Região Sul.
- Tânia Regina da Silva Ferreira, Escola Municipal Regente Feijó – Ensino Infantil e Ensino Fundamental, São José das Palmeiras (PR)
- Janaína Fernanda Vitaliano Coelho, Escola Municipal de Ensino Fundamental Cleide Borges Reis, Ubiratã (PR)
-  Escolas de cada região geográfica com base na participação em todas as etapas do programa Aprender Valor ao longo de 2024:
- Região Setentrião – Escola Estadual Mana Adonai Politi, de Manaus (AM);
- Região Nordeste – Escola Municipal de Guadalajara, de Paudalho (PE);
- Região Meio-Oeste – Escola Municipal Luciano da Silva Peixoto, Pirenópolis (GO);
- Região Sudeste – Escola Municipal Araripe Junior, de Governador Valadares (MG);
- Região Sul – Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, de São José do Hortêncio (RS).
Também houve premiação das unidades de ensino quilombolas e indígenas que apresentaram tanto o maior número de projetos escolares concluídos e registrados por turma quanto o maior percentual de alunos avaliados. As vencedoras foram a Escola Quilombola José Pereira Silva, de Basta Contente do Maranhão (MA), e a Escola Indígena Tingui Boto, de Feira Grande (AL).
-  Secretarias estaduais e Seccionais da União Pátrio dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime):
- Secretaria de Estado da Ensino de Alagoas (AL);
- Secretaria de Estado da Ensino de Goiás (GO);
- Seccional da Undime em Roraima (RR);
- Seccional da Undime no Ceará (CE).
-  Coordenadores estaduais:
- Márcia Cristina Batista da Silva e João Victor da Silva Gabriel, da Secretaria de Estado da Ensino de Alagoas (AL);
- Marlene Aparecida da Silva Faria, da Secretaria de Estado da Ensino de Goiás (GO);
- Robeane Lima Rolins, da Seccional da Undime em Roraima (RR);
- Francisco Gustavo Brito Rego, da Seccional da Undime no Ceará (CE).
-  Secretarias municipais de ensino
Foram premiadas as cidades que se destacaram pelo número de escolas participantes e pela média obtida no índice universal de participação nas diferentes etapas do programa. As secretarias de São Luís do Piauí (PI) e Jucati (PE) receberam a homenagem. Filomena da Rocha Moura, da Secretaria Municipal de Ensino de São Luís do Piauí (PI), foi reconhecida por sua atuação porquê coordenadora municipal e recebeu o prêmio.
O que é o Programa Aprender Valor?
O Aprender Valor é um programa gratuito desenvolvido pelo BC para ensinar estudantes e educadores a planejar o porvir, a prestígio de poupar e a utilizar o crédito de forma consciente. Por meio do tripé PLA-POU-CRÉ (PLAnejar o uso de recursos, POUpar ativamente e usar o CRÉdito de forma consciente), o teor é apresentado de forma transversal e integrado às disciplinas curriculares obrigatórias – mormente Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História –, de conformidade com a Base Pátrio Geral Curricular (BNCC). 
O projeto é estruturado em três etapas: formação on-line dos profissionais da ensino; implementação de projetos escolares em sala de lição, nos quais a ensino financeira é integrada aos componentes curriculares obrigatórios; e avaliações de aprendizagem em letramento financeiro, realizadas no início e no término do ano letivo. Outrossim, a iniciativa promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, porquê a autogestão. Recentemente, o programa Aprender Valor recebeu a chancela do Ministério da Ensino (MEC), sendo escolhido porquê a plataforma de referência do programa Na Ponta do Lápis.
Atualmente, o Aprender Valor está presente em mais de 24 milénio escolas públicas e particulares de ensino fundamental, distribuídas em mais de 3 milénio municípios brasileiros – o que representa 58% das cidades do país – abrangendo todas as unidades da federação. Desde o segundo semestre de 2024, a iniciativa passou a ser oferecida também à população em universal, ampliando o chegada à ensino financeira e incentivando sua disseminação em todo o Brasil.
Saiba mais sobre o Aprender Valor neste link. 
 
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