×

B3 lança app que consolida investimentos de diferentes corretoras e promete IR automático

B3 lança app que consolida investimentos de diferentes corretoras e promete IR automático

B3 lança app que consolida investimentos de diferentes corretoras e promete IR automático

B3 lança app que consolida investimentos de diferentes corretoras e promete IR automático

A B3, dona da bolsa do Brasil, lança nesta segunda (8) seu aplicativo solene para o investidor pessoa física. Além de reunir recursos da sua “Extensão do Investidor” numa versão mobile, a plataforma chega com a promessa de resolver dois dos maiores gargalos da experiência de investir no país: a fragmentação da visão do patrimônio (para quem tem conta em vários bancos e corretoras) e a dificuldade do conta do Imposto de Renda.

De congraçamento com a B3, o aplicativo é complementar às atividades de corretoras e bancos e não foi criado com intuito de executar ou enunciar ordens de compra e venda de ativos.

Na verdade, a principal funcionalidade do novo aplicativo é a consolidação da carteira de investimentos, independentemente de em quantas corretoras o usuário possua contas. Uma vez que a B3 é a médio depositária do mercado, ela possui a informação na origem. Assim, o app permite visualizar, em uma única tela, ativos de renda fixa e variável custodiados em diferentes instituições.

O app divide a visualização em quatro seções: “Gestão de carteira“, que mostra posições consolidadas; “Evolução patrimonial“, com dados de desenvolvimento em reais e percentual; “Extrato de dividendos“, sobre os proventos recebidos nos últimos 90 dias e provisionados para os próximos 12 meses; e, por término, “Notícias e eventos”, com matérias e comunicados da bolsa, além de um calendário de eventos recomendando os compromissos mais relevantes para o investidor de congraçamento com seu perfil.

  • Outra novidade funcional do app é a inclusão do sistema de voto a intervalo diretamente pelo aplicativo. A funcionalidade começará pelos Fundos Imobiliários (FIIs), classe com uma base de 3 milhões de investidores.
  • Já a evolução da integração de dados da B3 com o sistema da Receita Federalista deve viabilizar o conta e o recolhimento automático do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) mensal.

A instrumento visa simplificar o processo atual, mas a meta da instituição é ainda mais ambiciosa: entregar a enunciação anual automática de imposto de renda até 2027.

A versão do app lançada hoje ainda deve suportar aprimoramentos, segundo a empresa, mas, nesse estágio, está focada nas funcionalidades mais acessadas da plataforma web da B3. Para o horizonte, está prevista a inclusão das funcionalidades mais pedidas pelos usuários que experimentam a plataforma na período de testes, porquê conta de rentabilidade, preço médio, Lucidez Sintético (IA) acoplada e maior personalização.

Com mais um passo no rumo de se tornar uma plataforma de serviços do mercado de investimentos, a B3 prepara o terreno para o seu mercado 24 horas.

Neste sentido, a instituição mantém no radar para 2026 o início das operações do Tesouro Direto 24 horas. Para o público de subida renda, a principal aposta é que mudanças regulatórias podem apressar o processo de alocação de recursos da indústria para os fundos de índice negociados na bolsa (ETF, na {sigla} em inglês).

Por término, para o mercado de traders (que negociam ativos no pequeno prazo, muitas vezes, no mesmo dia), a B3 pretende continuar expandindo a prateleira de derivativos com minicontratos de novos setores, a exemplo de criptoativos e ouro.

“A B3 está prestando muita atenção na jornada desse investidor. É um tanto que começa desde com ações e iniciativas junto à CVM [Comissão de Valores Mobiliários] para aprimorar o cadastro de investimentos e torná-lo mais fluido, até o momento de escoltar as suas carteiras. Nesse sentido, o estágio é exponencial. Quando o investidor consegue escoltar o recebimento do dividendo, por exemplo, ele vai detrás de entender o que é, qual empresa pagou, se tem imposto ou não”, afirmou Felipe Paiva, diretor de relacionamento com clientes e pessoa física da B3.

O aplicativo “B3” é gratuito e pode ser baixado na loja de aplicativos dos sistemas iOS e Android. O chegada é feito com o mesmo login e senha da “Extensão do Investidor” do portal web.

Quem ainda não possui cadastro receberá instruções via e-mail (no endereço cadastrado na corretora) ou poderá realizar o registro diretamente no app.

Toda a experiência de usabilidade do app será personalizada a partir da classificação do usuário em perfis de investidor. A B3 mapeou quatro perfis: iniciante, em formação, estratégico ou perito. Nascente mapeamento será feito no formato de quiz, no momento do cadastro. Para cada perfil, haverá uma experiência de navegabilidade que corresponda ao seu momento porquê investidor com notícias personalizadas sobre o mundo dos investimentos.

rev-inova-160-top5-pregao-20b3 B3 lança app que consolida investimentos de diferentes corretoras e promete IR automático
Pregao da B3

source

Publicar comentário