×

B3 lança três derivativos; conheça os novos produtos

B3 lança três derivativos; conheça os novos produtos

B3 lança três derivativos; conheça os novos produtos

B3 lança três derivativos; conheça os novos produtos

A bolsa brasileira, a B3, lança na próxima segunda-feira (30) três novos derivativos: Contrato porvir micro, rolagem e opções listadas relacionados ao índice Bovespa B3 BR+, indicador do desempenho médio das cotações dos ativos com maior negociabilidade e representatividade do mercado. A novidade inclui também as empresas brasileiras listadas no exterior.

A B3 explica que um contrato porvir é um contrato padronizado listado em bolsa para negociar a compra ou venda de um ativo (porquê dólar, índice, commodities etc.) em uma data futura predefinida, a um preço acordado no momento da negociação desse contrato, que é o que acontecerá com o novo Contrato Porvir Micro, de código MBR.

“Um contrato porvir de tamanho micro é uma versão reduzida desses contratos, criada para facilitar o chegada de investidores menores. Ou seja, com menos capital, é provável operar contratos futuros e se expor a esse mercado”, diz a B3.

A bolsa brasileira já possui a versão “Mini” do Porvir de Ibovespa (WIN), e agora terá a versão “Micro”, um contrato menor que o mini, para o Índice Bovespa B3 BR+.

Já a rolagem, de código MB1, é um instrumento que permite simultaneamente fechar uma posição em um contrato que está prestes a vencer e perfurar uma novidade posição no contrato do próximo vencimento da mesma natureza da operação (comprado ou vendido). Para entender na prática porquê isso funciona, a B3 exemplifica no caso de um investidor que comprou um contrato porvir micro de índice Bovespa B3 BR+ (MBR) com vencimento em agosto. Quando esse contrato estiver perto do vencimento, ele pode:

  • Vender o contrato de agosto (fechar a posição atual);
  • Comprar o contrato de outubro (perfurar novidade posição);

Essas operações são simultaneamente realizadas por meio de um único ticker. A B3 pontua que, com a rolagem, o investidor continua posicionado no mercado, mas agora com o contrato do mês seguinte. “É uma estratégia generalidade entre traders e investidores institucionais e, entre suas vantagens, está a facilidade de negociar os dois vencimentos ao mesmo tempo, mantendo a exposição ao ativo”, diz a bolsa.

No caso das opções, que são contratos que dão aos seus titulares o recta de comprar ou vender um ativo dentro de um determinado período por um valor pré-determinado, chamado de preço de tirocínio, as opções sobre o Ibovespa B3 BR+ (IBBR) serão lançadas com vencimentos mensais e semanais.

Luiz Masagão, vice-presidente de Produtos e Clientes da B3, explica que os novos derivativos possuem datas alinhadas ao vencimento das opções de Ações, ETFs e BDRs, às sextas-feiras, facilitando as estratégias dos investidores. Outrossim, as opções chegam ao mercado com vencimentos mensais e semanais, porquê já acontece para os derivativos do Ibovespa B3.

Segundo a B3, os investidores poderão acessar os novos produtos por meio de suas corretoras e, com o lançamento desses três derivativos, a bolsa procura ampliar as possibilidades de negociação para todos os perfis de investidores.

“Antes, quem buscasse uma tese de investimentos voltada para as principais empresas brasileiras listadas tanto no país quando no exterior tinha à disposição somente os ETFs (fundos de índices) indexados ao Ibovespa B3 BR+”, diz a B3.

Opções Semanais do Índice Small Cap

Também a partir desta segunda, a B3 disponibilizará opções Semanais do índice Small Cap B3, de código SMLL. Segundo a bolsa, a novidade amplia as possibilidades de negociação para quem procura exposição às empresas de menor capitalização da bolsa.

Os vencimentos serão todas as segundas-feiras, diferentemente das opções Mensais – que vencem na quarta-feira mais próxima do dia 15 de cada mês.

bolsa-brasileira-b3 B3 lança três derivativos; conheça os novos produtos
Espaço B3 — Foto: Divulgação/B3

source

Publicar comentário